Por Laercio Silva
Jornalista especializado em segurança no trabalho, ergonomia
aplicada e higienista ocupacional.
O programa Justiça no SESMT, apresentado pelo engenheiro de segurança do trabalho e perito Sylvio Silomar, discutiu o papel da perícia técnica na investigação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, e como isso afeta as questões trabalhistas e os recursos humanos das empresas com a participações da advogada Ely Dias, diretor de pessoas empresa MAPPE Consultoria George Araújo e Jornalista Laercio Silva.
A perícia técnica investiga acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, determinando a ligação entre a condição de saúde do trabalhador e suas atividades laborais. O objetivo é fornecer um laudo imparcial que comprove a origem, gravidade e implicações legais do evento, garantindo direitos como, estabilidade no emprego e indenizações. Além disso, a perícia auxilia as empresas nas implementações de medidas preventivas e ajuda juízes e o INSS a tomar decisões, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Os principais papéis da perícia técnica são identificar a origem e o nexo causal das doenças e acidentes, comprovar a condição de saúde do trabalhador e garantir seus direitos, como estabilidade e auxílio-doença acidentário.
O departamento de Recursos Humanos é responsável por gerenciar a estratégia de gestão de pessoas nas organizações, desde, atua em diversas áreas, desde o recrutamento até o desligamento, opera no desenvolvimento dos funcionários, alinha suas ações com os objetivos estratégicos da empresa, reconhecendo a importância do capital humano para o sucesso. Cria um ambiente de trabalho saudável promovendo bem-estar e produtividade por meio de programas nas áreas como treinamento, benefícios, desempenho e comunicação interna, aprimoram as relações trabalhistas.
O
RH identifica as habilidades dos funcionários, atrair talentos que se encaixam
na cultura da organização, gerencia processos operacionais como benefícios,
folha de pagamento e conformidade legal, além de cuidar da gestão de desempenho
o departamento pessoal é marca do empregador. Sua importância nas empresas está
no alinhamento estratégico, no desenvolvimento do potencial humano e na criação
de um ambiente profícuo que impacta diretamente na produtividade e retenção de
talentos.
“Quero
registrar minha gratidão pela entrevista concedida e pela acolhida tão
especial. Foi uma honra compartilhar ideias no programa e também uma alegria
poder conhecê-lo pessoalmente.
Gratidão.
Que o Senhor continue nos abençoando”. Dra Ely Dias.
Vídeo do programa
Nenhum comentário:
Postar um comentário