sexta-feira, 23 de julho de 2010

Senado aprova PNRS

Colaboradores do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente comemoram a aprovação do projeto.

A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos é mais uma vitória deste Conselho, porque o Projeto de Lei aprovado contém importantes contribuições dos conselheiros, propostas desde 1999, inclusive por dois seminários realizados em 2004 e 2005. É uma vitória também porque diversas resoluções em vigor vêm experimentando dispositivos avançados, de acordo com competências estabelecidas pela Lei 6.938/81, que estão sendo confirmados neste novo marco legal, a ser sancionado pelo Presidente da República, o que propiciará melhores condições ao trabalho normativo.

Após 20 anos de batalha aguerrida, fruto da união de forças e alinhamento de todos os setores engajados com a gestão de resíduos no País, a PNRS - Política Nacional dos Resíduos Sólidos foi aprovada em julho /10.

Com a sanção da lei, teremos um novo cenário na reciclagem e aproveitamento de milhares de materiais hoje descartados no lixo.

As sacolas plásticas, por exemplo, hoje utilizados para colocar o lixo doméstico, serão menos necessárias a partir da vigência da nova lei. Isto porque os instrumentos de logística reversa e coleta seletiva, presentes na PNRS, estimularão a reciclagem e a compostagem.

É um novo momento. Parabéns a todos que lutaram pela aprovação da PNRS Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Nilo Diniz
Diretor do Conama / MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...