quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comitê Permanente Regional na Paraíba completa 15 anos de fundação

O Comitê Permanente Regional da Paraíba completou 15 anos de fundação. 160 pessoas entre empresários, engenheiros e gestores da indústria da construção, participaram do seminário “Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção: 15 Anos do CPR-PB”, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (6), no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP).
Na abertura do evento formação da mesa com Irenaldo Quintans presidente do Sinduscon-JP, José Hélio coordenador do CPR-PB, Roberto Sales superintendente substituto da SRTE-PB, Paulo Germano procurador do trabalho, Patrícia Ventura gerente da unidade de construção do SENAI e José Laurentino presidente do SINTRICOM.  
Na ocasião, os membros do CPR e amigos do engenheiro Ruy Martins (em memória), fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao colega de trabalho, falecido no último dia 30. Ele era vice-coordenador do comitê, no qual atuava como representante da Construtora Gabarito.
O CPR tem o objetivo de melhorar os ambientes de trabalho na indústria da construção, tornando-os mais saudáveis e com maior qualidade de vida. Instituído em abril de 1996, o Comitê é uma instância de controle social, que tem multiplicado recursos e potencializado resultados, através de ações solidárias empreendidas por representantes do governo, trabalhadores, empresários e organismos técnico-científicos.
O presidente do Sinduscon-JP, Irenaldo Quintans, aproveitou a ocasião para reforçar o apoio do sindicato às ações do comitê. “Parabenizo o CPR pela atuação nesses 15 anos, e reforço que o sindicato está a disposição para quaisquer trabalho que seja desenvolvido em benefício de melhorias das condições do ambiente de trabalho na construção civil. Estamos em constante parceria com os demais sindicatos da categoria, e que possamos estreitar ainda mais os laços”.
A palestra “CPR-PB - Um resgate histórico dos seus 15 anos de atuação” que abriu o seminário foi ministrada por José Hélio Lopes, coordenador do comitê. Ele falou sobre a atuação do CPR nesses 15 anos e da forma como tem contribuído para a melhoria do ambiente de trabalho na construção civil.
“A discussão de pautas sobre ações educativas com operários em obra, inovação das condições do ambiente de trabalho, entre outras coisas, são importantes para que se evite acidentes de trabalho. Discutir as cláusulas de segurança e saúde para a convenção coletiva da categoria, também é um ponto crucial. Queremos estender a atuação do CPR pelo interior do estado”, afirmou o coordenador.
Já Nelma Araújo, pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFPB, ministrou uma palestra sobre “Gestão da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção – Fator de competitividade e fundamento do negócio sustentável”.
Ela destacou que a importância de manter ambientes de trabalhos saudáveis e bem estruturados conduz a um espaço sustentável. “Ambientes de trabalho mais seguros, melhoria do relacionamento de trabalho, melhoria do relacionamento com os órgãos fiscalizadores e entidades sindicais são fatores essenciais. Empresários, Trabalhadores, Governo e Apoio Técnico. O CPR é esse conjunto trabalhando em prol de melhorias contínuas e necessárias. O objetivo é evitar que futuros acidentes aconteçam e que cada ambiente de trabalho se torne mais seguro”, esclareceu.
A palestra “As novas diretrizes da NR-18 sobre andaimes e plataformas de trabalho – o que muda para as empresas”, foi ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho e auditor-fiscal do SRTE-SP e membro do CPN, Antônio Pereira do Nascimento, que enfatizou a importância de levar o conceito, a teoria da segurança do trabalho para os canteiros. “Andaimes e elevadores são os que mais geram multas e mortes. É preciso intensificar as ações de fiscalização, cobrar as inspeções de trabalho é fundamental. A maioria dos acidentes parte dos patamares gerenciais e organizacionais”.
No decorrer do evento foi assinado um termo de compromisso entre a Prefeitura Municipal de Patos-PB e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado da Paraíba sobre melhorias das condições de segurança e saúde dos trabalhadores na indústria da construção civil da referida cidade.  
 
Por: Fabrícia Oliveira
Revista Edificar
adaptação do texto e fotos Laercio Silva


Palestrantes


Participantes

Formação da mesa

Irenaldo Quintans presidente Sinduscon-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...