quarta-feira, 27 de abril de 2011

Falta auditor do trabalho na Paraíba


 Abílio Correia Lima
Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho

Para cada 14 mil trabalhadores registrados na Paraíba há apenas um auditor fiscal do trabalho para garantir a aplicação da legislação trabalhista e orientar empregadores e trabalhadores sobre o cumprimento desta Lei. Trata-se de uma demanda gigante que não consegue ser atendida pelo pequeno grupo de 41 profissionais que trabalham atualmente na fiscalização de mais de 80 mil estabelecimentos que existem nos 223 municípios da Paraíba. São necessárias as contratações de pelo menos mais 20 auditores para atender a demanda do Estado. Não há, entretanto, previsão para realização de concurso a curto prazo para suprir esse quadro.

A necessidade da contratação de novos auditores foi reconhecida, inclusive, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que esteve na Paraíba ontem. De acordo com ele, o Governo Federal tentará buscar uma forma de reforçar os quadros na área. "A quantidade de profissionais não é suficiente para atender a demanda. Precisamos reforçar isso", afirmou. A melhor forma de reverter esse quadro é a contratação de pessoal, mas a realização de concursos ainda não é prevista para a área. A solução partirá da nomeação dos classificados nas últimas provas. "Solicitaremos ao Ministério do Planejamento que se analise a demanda para que se autorize as contratações", disse.

De acordo com o chefe da seção de Inspeção do Trabalho, Abílio Correia Lima, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba recebe uma média de 200 denúncias por mês sobre abusos e irregularidades na contratação e segurança de empregados. Ontem, o ministro Carlos Lupi recebeu uma reivindicação sobre o problema e assumiu o compromisso de dar atenção ao problema. "As denúncias não surgem apenas dos próprios trabalhadores, mas vêm também dos sindicatos, Ministério Público e da Justiça do Trabalho, que solicita auditorias para averiguar as denúncias recebidas dos trabalhadores", explicou Abílio. Em 1996, quando foi realizado o último concurso público para a contratação de auditores, havia 71 fiscais do trabalho atuando na Paraíba.



Fonte: http://www.jornalonorte.com.br/2011/04/26/ultimasnot1_0.php
Arthur Araújo
Priscylla Meira

Um comentário:

  1. Isso é muito grave,pois sem a fiscalização adequada alguns empregadores deixam a segurança do trabalhador em último plano.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...