segunda-feira, 30 de maio de 2011

O sol


Sempre que nos referimos ao sol automaticamente o associamos a um grande vilão, pois ele é responsável por acelerar o envelhecimento precoce e pode causar câncer de pele. Por isso, muitos especialistas consideram o sol mais um inimigo que um amigo.
Como aliado o sol oferece diversos poderes terapêuticos considerados essenciais para nossa saúde e bem-estar, como a substância colecalciferol encontrada abundantemente em nossa pele, essa substância quando ativada pelos raios ultravioletas transforma-se na vitamina D, essencial para o bom desenvolvimento dos ossos e dentes, visto que ela promove a absorção de cálcio pelo organismo, ajudando também a manter os níveis adequados de fósforo no sangue. Poucos alimentos oferecem a vitamina D, que quando em falta no nosso organismo promove insônia, nervosismo e até mesmo diarréia, além de problemas relacionados à osteoporose, porém jamais devemos nos expor ao sol indeterminadamente para ativar essa substância, quinze minutos diários de banho de sol, três vezes por semana já são suficientes para suprir as necessidades de vitamina D pelo nosso organismo.
O sol atua também em nosso sistema nervoso, estimulando pequenas terminações
nervosas que se encontram em nossa pele, o que influi diretamente em nosso cérebro, sendo assim pesquisas comprovam que o sol também é capaz de promover o bom humor, nos propiciando sensação de bem-estar, melhorando inclusive nossa disposição que se reflete em nossa saúde.
Um grande aliado no combate a depressão é o sol, visto que a depressão está associada à falta de endorfina que é um hormônio natural liberado no cérebro, portanto, para se ver livre da depressão basta praticar algum tipo de exercício físico e se expor por alguns minutos ao sol ou praticar os exercícios ao ar livre, basta algumas semanas para notar melhoras.
Use o protetor solar diariamente, pois o filtro solar é quem protege nossa pele dos raios ultravioletas, ajudando a manter a saúde e beleza da pele por muito mais tempo. Evite o sol entre os horários da 10h00min e 14h00min horas, pois nesses horários os raios solares estão bem mais intensos, o que pode ocasionar queimaduras em nossa pele, com posterior descamação e manchas.
Alguns especialistas recomendam o consumo de alimentos ricos em vitamina C e E, considerados antioxidantes, pois combatem os efeitos nocivos do sol.
Então, se expondo ao sol com responsabilidade e prudência, você o terá como um grande aliado para a saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...