segunda-feira, 23 de maio de 2011

Saiba como o excesso de trabalho pode prejudicar a saúde


Trabalhar muito, esse tem sido pré-requisito para um profissional ser considerado bom. Misturar a vida privada à profissional é comum para muitas pessoas. Levam tarefas para serem concluídas em casa, o rádio da empresa, celular, laptop, e não há tempo para relaxar e cuidar dos filhos ou conversar com o parceiro.

A casa se torna um prolongamento do trabalho e as necessidades da família - inclusive afetivas - ficam em segundo plano.

Trabalhar em casa, para alguns, traz uma falsa sensação de que é possível trabalhar com liberdade, pois o chefe

não exerce um controle direto sobre a sua presença e o tempo que dedica às suas tarefas.

Algumas pessoas trabalham tanto, por baixa autoestima, pois querem ser reconhecidas e elogiadas pelo chefe e colegas de trabalho. Não aceitam menos que a perfeição. Outras querem fugir dos conflitos pessoais e entram de cabeça no trabalho para não enfrentarem a situação.

A dedicação excessiva ao trabalho já é tratada como um mal que precisa de terapia adequada. O nome que se dá à pessoa acometida dessa enfermidade é workaholic.

Essa atitude pode até trazer benefícios, num primeiro momento. Mas, a longo prazo, a pessoa que continuamente se excede pode se tornar doente em potencial - além de virar um profissional de baixa produtividade em comparação aos outros, que conseguem resolver suas pendências no horário normal.

Pode acarretar problemas diversos ao organismo, como doenças cardiovasculares e gastrite. O estresse pode levar ao uso abusivo de álcool e drogas, desordens de sono, ansiedade e até mesmo a problemas físicos como doenças do coração.

Há soluções viáveis, como a flexibilização de horários, o suporte ao empregado em compromissos extratrabalho, o treinamento em atividades como autogerenciamento e liderança de reuniões, as políticas internas poupadoras de tempo de um modo geral.

É muito comum pessoas trabalharem sem limites para conseguir promoção, mas quando não conquistam e outra pessoa é valorizada, gera frustração e depressão em alguns casos.

Energia, vitalidade, raciocínio rápido são elementos fundamentais para uma boa participação no ambiente de trabalho. Cansado, ninguém consegue um bom desempenho e reconhecimento humano.

Fonte: Bonde News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...