quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tudo Combinando (Causos da Proteção)

Revista Proteção.

A coluna Causos da Prevenção publica alguns fatos reais vivenciados por profissionais de SST. Se você tiver alguma história interessante ou engraçada que quiser ver retratada na Revista Proteção, mande para
redacao2@protecao.com.br

Sala de aula é um lugar sagrado, pois é nela que se constrói o conhecimento. De um lado, pessoas ávidas por informação. Do outro, um facilitador que tem a metodologia para se atingir este saber. Claro que alguns professores são chatos e arcaicos. Carregam consigo rancores e traumas da época em que eram alunos (judiados por outros professores), fazendo com que se vinguem disto em seus alunos. Estes não evoluíram.

Por outro lado, existem aqueles que são incríveis.
Metamorfoses ambulantes. Sabem sua missão e dão o melhor de si para atingir este feito. Todo mundo já teve um professor assim. Em um curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança, de uma universidade da Região Sul, havia um destes profissionais iluminados. Só que ele era um grande tirador de sarro. No entanto, ficava possuído com alunos que chegavam atrasados e ficavam atrapalhando a aula. Então, ao invés de detonar, ele tirava sarro. Bastava alguém chegar com uma bermuda destas fora de esquadro que ele interrompia a aula para fazer comentários hilários. Com isto, muitos deixaram de chegar atrasados.

Quando o conjunto se sobressaía, ele mandava desfilar. Quando a saia era curta, ele comentava:
- Economizando pano, hein!

Ele também repetia que não se devia ir à aula "chegay". Já quando dois alunos chegavam juntos (atrasados, é claro), ele dizia:
- Vocês dois, por favor, disfarcem. Já sentam juntos. Precisam entrar na sala de aula separados! Chegando assim dá muito na pinta. Sugiro que um chegue uns dois minutos depois do outro.

Na realidade, tudo era uma grande brincadeira e os alunos entendiam isto. Só que num certo dia aconteceu algo diferente. Um aluno entrou atrasado e ele chamou o sujeito na frente. Os alunos não entenderam, uma vez que ele estava com uma camisa verde-escuro e uma bermuda combinando. Até o próprio aluno questionou o que estava errado. Então o docente falou:
- Eu já vi combinar gravata com camisa, sapato com calça, terno com sapato, brinco com blusa, joia com vestido, agora, combinar camisa com garrafa térmica é a primeira vez.

Foi quando todos viram que o aluno tinha uma garrafa térmica verde-claro na mão para tomar sua erva gelada (tererê), afinal era verão. A turma toda caiu na risada.

Fonte: Redação Revista Proteção
Ilustração: Beto Soares/Estúdio Boom
Guto Velhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...