terça-feira, 24 de novembro de 2015

I Encontro de Cipeiros Metalúrgicos de Campina Grande na Paraíba

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campina Grande, na Paraíba, realizou na sexta-feira (20), o I Encontro de Cipeiros da categoria. A atividade teve início às 9 horas na sede do Sindicato dos Urbanitários.

O debate central foi realizado pelo professor e técnico em segurança do trabalho, Laercio Silva. Para o especialista, encontros como o promovido pelo sindicato dos metalúrgicos contribuem para a implementação do trabalho decente. “A conscientização é o primeiro passo. Essa é uma área insalubre, uma área periculosa, onde os trabalhadores estão expostos a vários tipos de atividades que podem causar doenças. O Sindmetal reforça a necessidade da utilização dos equipamentos de proteção individuais e coletivos, que visam à preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores”, ressalta.
O presidente da entidade, Edilson Ramos avalia de forma positiva a presença dos metalúrgicos de base no encontro. “A categoria compreende a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no local de trabalho. Uma prova é a participação ativa de cada um nas diversas atividades que realizamos com o intuito de formar a base”, salienta.

O encontro teve ainda a participação do secretário de juventude da CNM/CUT, Sílvio Ferreira que falou sobre Organização no Local de Trabalho (OLT). De acordo com o dirigente, os metalúrgicos precisam despertar para a organização nos locais de trabalho. ''A Organização no Local de Trabalho é a primeira arma dos trabalhadores. A OLT é um princípio cutista baseado na autonomia, liberdade e gestão democrática. O objetivo da Central é introduzir uma relação de trabalho com respeito, democratizar essa relação e representar os interesses da classe trabalhadora", afirma.

Estiveram presentes no I Encontro de cipeiros de Campina Grande, dirigentes dos sindicatos dos metalúrgicos de Natal (RN), Mossoró (RN), Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE), além de representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Federação Interestadual dos Metalúrgicos do Nordeste (Fimetal), cipeiros e metalúrgicos de base. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...