segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Trabalho, meio ambiente e saúde são discutidos em congresso

O II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6), continua com sua programação e neste segundo dia traz palestras, mesa redonda, exposição fotográfica, e mostra de vídeo. Na manhã desta terça-feira (24), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro, onde acontece o evento, a plateia prestigiou quatro palestras ligadas aos temas trabalho, meio ambiente e saúde.
Abrindo as atividades, a psicóloga do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) Michelle Rangel falou sobre “Saúde mental e integralidade”. A psicóloga explicou que o trabalhador é um ser holístico, que sofre influências de diversos fatores.  “Preocupados com a condição do trabalhador, precisamos tratar o indivíduo em várias dimensões: biológicas, emocionais, sociais e espirituais, ou seja, em sua integralidade e não apenas como um mero objeto de trabalho”.
A palestra seguinte: “Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço”, foi ministrada pelo educador da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes Batista. Ele explanou que o trabalho pode ser um elemento transformador, porém, ao mesmo tempo, pode ser um elemento de exploração humana, levando ao adoecimento e morte do trabalhador. “Acidentes de trabalho matam seis vezes mais que a Dengue e observem que, na mídia, não há campanhas em massa para prevenir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Para reduzir esses números, precisamos implementar ações que considerem o conceito holístico de felicidade”.
Na sequência, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Carlos Fernando da Silva Filho abordou o tema “NR12: desafios e perspectivas”. A Norma Regulamentadora (NR) 12 trata de segurança do trabalho em máquinas e equipamentos. O auditor fiscal falou sobre o histórico legal da norma, seus objetivos, princípios gerais e os principais desafios da regulamentação. Carlos Silva, também manifestou preocupação com alguns empresários e políticos que querem extinguir a norma regulamentadora.
Fechando os trabalhos da manhã, o coordenador técnico da Fundacentro/PE e presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco (Aespe), Luiz Antônio de Melo ministrou a palestra “Impactos ambientais causados pela indústria moveleira”, apresentando os resultados de uma pesquisa realizada pela Fundacentro e encomendada pelo Sebrae/AL no polo moveleiro de Arapiraca/AL. “As indústrias moveleiras da região apresentam riscos elevados de impactos ambientais, principalmente devido aos resíduos sólidos e a muitos produtos químicos perigosos utilizados e que exigem extremos cuidados no seu manuseio para evitar doenças e acidentes”.

Vídeos com temas relacionados a acidentes e doenças laborais são exibidos nos intervalos das palestras e no hall da Fiepe, os participantes podem apreciar os ensaios “Labor das Deusas”, da fotógrafa Stela Maris; “Trabalhadores eternos”, do fotógrafo Danilo Galvão; e “O verso dos trabalhadores”, dos fotógrafos Avener Prado Geyson Magno, Marlene Bergamo, Tibério França e Walter Firmo.

Na parte da tarde, haverá as palestras “Produção probatória e meios de mensuração do dano ao trabalhador”, com a juíza do TRT-PE Ana Freitas; “Novo CPC e análise das condições de trabalho”, com a também juíza do TRT-PE Luciana Conforti; “Impactos ambientais das mudanças climáticas”, com Cristiano Carrilho da Secretaria do Meio Ambiente de Pernambuco; e “Construções sustentáveis e certificação ambiental”, com Sérgio Maffioletti do Grupo JCPM; além da mesa redonda “O verso dos trabalhadores”, com a participação de Alessandro Soares, Clara Arreguy e Geyson Magno.


Serviço:

II Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro
Datas: 23, 24 e 25 de novembro de 2015
Horários: 8h às 17h
Local: Auditório da FIEPE - Av. Cruz Cabugá, 767 - Santo Amaro - Recife/PE
Mais Informações: (81)  3241-3643
Texto: Fábio Nunes

Fotos: Danilo Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...