quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Sinduscon-JP fará capacitação de trabalhadores no combate ao aedes aegypti

O Sinduscon/JP, com apoio de órgãos de saúde do Estado e do Município, vai abrigar treinamentos para multiplicadores que vão orientar trabalhadores nos canteiros de obras para prevenir e evitar ambientes que possam servir de criadouros do mosquito aedes aegypti. Eles vão receber, também, informações sobre os sintomas das doenças causadas pelo mosquito.

Entidade terá o apoio de órgãos de saúde do estado e do município que vão dar palestras com foco no combate ao mosquito.


A partir do dia 20 deste mês, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), com o apoio dos órgãos de Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador, das Secretarias de Saúde município e do estado, vai iniciar o treinamento de pessoas que trabalham nos canteiros de obras, para que sejam multiplicadores de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Eles vão receber informações sobre a sintomatologia das doenças, os efeitos nefastos à saúde e, em especial, as formas de controlar a expansão do vetor das doenças.

Foi o que ficou definido, nesta terça-feira (12), na reunião ocorrida na sede da entidade empresarial, com a participação do presidente do Sinduscon-JP, João Barbosa de Lucena, que abriu o encontro revelando que já teve dengue duas vezes, por isso, em 2015, realizou campanha no âmbito da própria empresa.  Com isso, se passou orientações aos colaboradores para o controle do vetor das doenças. O empresário também falou sobre a preocupação que tomou conta da sociedade em relação à saúde da mulher que possam ter a gravidez afetada pelas doenças e as consequências graves para os bebês.

“Não é um problema só do governo, é dele também, mas é de todos nós, é a nossa contribuição na conscientização dos colaboradores, ao treinar multiplicadores para atuar nos canteiros, com material educativo e produtos de combate à larva”, explicitou João Barbosa de Lucena. Estavam presentes os vice-presidentes Gilson Frade, Wagner Breckenfeld e o diretor executivo, Cleber Oliveira.

Órgãos revelam ações e formas de contribuição nesta campanha

Caberá ao Sinduscon-JP fazer a mobilização dos trabalhadores junto às empresas, além de ceder o espaço para a capacitação. Já os órgãos públicos farão as palestras, fornecerão as cartilhas e material educativo. Haverá ainda uma reunião técnica para a composição do conteúdo da palestra do dia 20, de modo que o tempo seja otimizado e as informações não sejam repetitivas.

No encontro, Celeida Barros, coordenadora do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Estado, falou sobre a importância de se fazer um trabalho mais forte nos canteiros das construtoras, pois atualmente o Cerest vem levando uma ação de saúde preventiva, com vacinações e outras atividades e parabenizou o Sinduscon-JP pela iniciativa. Já o diretor de Vigilância Sanitária do município de João Pessoa, Sílvio Ribeiro fez um relato das atividades com foco no combate efetivo ao mosquito e destacou a coleta média de 12 pneus, que são enviados para a reciclagem, pois estes produtos abandonados são potenciais criadouros do aedes aegypti. E, revelou que em 2015, o setor fez mais de 300 mil visitas.

Já o gerente de Vigilância Ambiental do estado, Geraldo Moreira explicou que a Secretaria Estadual de Saúde tem feito parceria aos municípios, com distribuição de equipamentos e kit de trabalho para os agentes de saúde, larvicidas, repelentes, dando também suporte para as equipes do Exército que estão envolvidas no combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Ele disse que novos carros fumacê estão sendo adquiridos e que o aplicativo Aedes na mira, fácil de baixar nos aparelhos celulares já georreferencia o local onde existem criadores e essa informação é repassadas aos órgãos municipais.

Também estiveram presentes, Nilton Guedes, da Secretaria Municipal de Saúde, que falou sobre a importância da educação e da conscientização da sociedade; Francisco de Assis Brasil e Fabrício Martins, ambos da 1ª Gerência Regional de Saúde do Estado.


Fonte: Assessoria/Sinduscon-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...