sexta-feira, 18 de novembro de 2016

2º Congresso Internacional de Educação Inclusiva (II CINTEDI) e a 2ª Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva

Os Professores Jefferson Fernandes e Washington Dionísio participaram do 2º Congresso Internacional de Educação Inclusiva (II CINTEDI) e a 2ª Jornada Chilena Brasileira sobre Educação Inclusiva, os mesmo aconteceram entre 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande/PB. O Congresso e a jornada tiveram como tema a educação inclusiva e direitos humanos, com foco nas práticas que favorecem a inclusão social de estudantes que sofrem racismo, preconceito e intolerância.

Os eventos são promovidos em parceria com várias instituições nacionais e internacionais como o Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Educação Especial e GT Diversidade Cultural e Inclusão Social do Departamento de Educação, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidad de Chile, entre outras.

Na ocasião do evento foi apresentado o trabalho “APRECIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE A EDIFICAÇÕES, MOBILIÁRIO, ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DE UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO TÉCNICA” que foi elaborado em conjunto com a Professora Emília Pimenta, coordenadora pedagógica da FUNEPI.

O trabalho tem como propósito analisar as condições de acessibilidade em uma unidade de educação técnica a partir de estudo de caso. Busca-se demonstrar as causas, consequências e outras implicações referentes à acessibilidade de docentes, discentes e empregados, além de propor uma discussão mais ampla do tema, bem como necessidade de uma ação planejada capaz de atender as necessidades daqueles que, por condição física ou idade, possuem mobilidade reduzida e para serem lhes garantida direitos fundamentais inerentes à pessoa humana necessitam de uma estrutura pensada a partir de suas demandas. Para a realização do trabalho usou-se o método de listas de verificação elaboradas pelos autores com base a NBR 9050, 2015. Essa metodologia mostrou-se eficaz e objetiva. Como resultados obtidos, percebe-se que a unidade apreciada pode promover muitas melhorias nas condições de acessibilidade da mesma. Como resultados da pesquisa, observa-se também a necessidade da promoção de melhores condições de conforto ambiental e de adequação da ergonomia dos ambientes, podendo essa ciência contribuir também com as condições de acessibilidade.

Professor Jefferson Fernandes

Professora Emília Pimenta


Professor Washington Dionísio

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Educar para uma sociedade “inclusiva” pressupõe compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula. Realidade na qual os educadores se encontram e sentem-se, muitas vezes, despreparados quando a questão é trabalhar com alunos que têm algum tipo de deficiência.
    Extremamente Feliz pela FUNEPI possibilitar esse momento de qualificação aos professores de sua instituição.

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  3. Parabéns Jefferson, é esse o principal objetivo de ser educador, unir as diversidades. Lembro aquele famoso jargão: TUDO JUNTO E MISTURADO.😄

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