terça-feira, 23 de maio de 2017

I Fórum em Saúde do Trabalhador

Dias 23 e 24 de maio no CEREST de Patos-PB com a participação de Gerentes de Secretaria de Saúde responsável pela vigilância epidemiológica das 6, 7 e 11 regiões da Paraíba que compreende 49 municípios que tem como missão notificar os agravos e elaborar estratégia de prevenção. 

O I Fórum em Saúde do Trabalhador, realizado pelo Cerest de Patos, evento para o qual foram convidados os 49 municípios que fazem parte da macrorregional 3 (Patos, Piancó e Princesa Isabel), teve, dentre os objetivos, intensificar as notificações de acidentes de trabalho. Essa não notificação se apresenta como um dos principais obstáculos para o acesso do trabalhador aos serviços oferecidos pelo próprio Cerest e pela rede de saúde.

O evento, que aconteceu nesta terça e quarta-feira (23/24), revelou que muitos desses municípios ainda não conheciam a referência do Cerest Patos para eles. “O Fórum foi um momento oportuno para mostrarmos os serviços que oferecemos, os tratamentos, também multiplicarmos as ações do Centro de Referência e para que haja essa preocupação com a saúde do trabalhador, e que ele seja visto como apoio para que os municípios implantem esse sistema do cuidar, da promoção de ações que melhorem a vida, a saúde dos trabalhadores”, comentou a coordenadora do Cerest Patos, Yara Dayane.

A notificação, segundo Yara, é de suma importância para se traçar um perfil de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Sem essa notificação não há como planejar e implantar políticas públicas que venham garantir a saúde do trabalhador. 

Yara diz que 99% das notificações de acidentes de trabalho em Patos são feitas no Hospital Regional e espera que, através desse Fórum, que ofereceu palestras, houve troca de experiências, as notificações possam ocorrer em todas as unidades de saúde, não apenas de Patos, mas de todos municípios e que compõem a Rede Sentinela, que investiga, identifica e notifica doenças. 

Em se tratando de notificação compulsória de doenças e agravos relacionados ao trabalho, houve, durante o encontro, explanação sobre elas, como os profissionais devem fazer o preenchimento da ficha de investigação do acidente de trabalho. Yara informa que existe toda uma programação elaborada pelo Cerest para capacitar profissionais de saúde este ano.

A 6ª Gerência Regional de Saúde, por ser representante da Secretaria de Estado da Saúde, centraliza todas as notificações de acidentes de trabalho na região. Segundo seu gerente, José Leudo de Farias, explica que existe o problema de subnotificação, em que muitas vezes ocorre acidentes de trabalho e as informações não chegam à atenção básica, que vai fazer o trabalho de notificação.

Ele elogiou a realização do evento promovido pelo Cerest, que mostra a necessidade de conhecer a realidade da regional e, em cima das informações, traçar metas para diminuir, a exemplo de acidentes que ocorrem no trajeto para o trabalho e as vítimas ficam em casa, não busca atendimento na rede de saúde, e acaba complicando seu estado.

“A gente até orienta que as pessoas que tenham qualquer tipo de acidente que seja advindo do trabalho, quando chegar no hospital, unidade de saúde, ou UPA, peça para ser notificado, por que às vezes não fala o que aconteceu, e isso faz diferença para os serviços direcionados à proteção da saúde do trabalhador”, enfatizou Leudo, acrescentando que o seminário deve ser propagado por todos que participaram, para que haja a melhoria da informação, da notificação de acidentes de trabalho.


Registro fotográfico 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...