quarta-feira, 23 de agosto de 2017

II Encontro de Gestores Municipais da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba


Discutindo a Atenção na Saúde e Segurança dos Trabalhadores nos Municípios.

Encontro com foco para sensibilização dos gestores para a implantação das ações preconizadas pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos 70 municípios de abrangência do CEREST/. 

O CEREST/CG Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande-PB, promoveu nesta terça-feira, (22), no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), o II Encontro de Gestores Municipais da 2ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, o encontro teve como objetivo discutir a atual conjuntura das ações desenvolvidas pelo CEREST com destaque na vigilância em saúde do trabalhador, bem como os termos de ajuste de conduta firmados entre gestores municipais e o Ministério Público do Trabalho.
Anna Karla, Coordenadora do CEREST/CG, Celeida Barros, Diretora do CEREST Estadual, Marcela Asfora, Procuradora MPT, Romero Rogrigues Prefeito de Campina Grande, Luzia Pinto, Secretária de Saúde de Campina Grande e Marcos Antinio Procurador MPT.

Solenemente o Prefeito de Campina Grande abriu o encontro, falando da importância dos gestores municipais no cumprimento que determina a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), advertindo que as Prefeituras são as maiores empregadoras municipais e que por esta causa devem ter uma olhar caracterizado para a saúde dos trabalhadores confirmando ainda que: “Conseguimos avanços exemplificando a criação do Centro de Reabilitação em Saúde do Trabalhador o único no Brasil, que vem prestando assistência aos trabalhadores com problemas de saúde decorrente da atividade laboral independente de ter ou não carteira assinada”.

  
Homenageados agraciados com a comenda “Amigo do trabalhador” por seus valiosos serviços em prol da saúde e segurança dos trabalhadores, conferido pelo CEREST no encontro de Gestores Municipais de Saúde, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, Procuradora do Ministério Púbico Dra. Marcela Asfora e Procurador do MPT Marcos Antônio Almeida.  
 
Participaram do evento Prefeitos, Secretários municipais de saúde, Procuradores municipais, Assessores Jurídicos, Secretários de Administração, Técnicos de Segurança de Municípios, Sindicalistas, Presidentes de associações, Procuradores do Ministério Público do Trabalho, Secretaria de saúde e representantes do INSS. 

 
A Procuradora do MPT Marcela Asfora, enalteceu à presença de todos representantes dos municípios, discorrendo sobre a importância de manter a respeitável parceria com o Ministério Público do Trabalho, destacando a alta relevância do evento ao oportunizar os municípios a discutirem a política de saúde, bem como os gestores poderem receber informações acerca da temática, finalizou agradecendo a comenda avultando membros das comissões de preparação do Abril Verde 2017 Paraíba.
Palestrantes Josélia Neves, Enfermeira do Trabalho, Maria Gloriete Assistente Social, Celeida Barros, Diretora CEREST Estadual, Rafael Silva, Técnico de Segurança do Trabalho do CEREST/CG e Marcela Asfora, Procuradora MPT.

Momento cultural, palestra musical com apresentação de paródia pela Técnica de Segurança Lívian Farias.   

Encerrando a programação, coordenadora da instituição, Anna Karla Souto Maior, agradeceu a presença de todos e colocou o CEREST à disposição dos gestores para esclarecimentos e outras necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...