sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

FUNDACENTRO/PE encerra o ano promovendo e participando de vários eventos.

Capacitação sobre riscos à saúde em radiologia diagnóstica - Recife/PE, 7 a 10 de novembro - O curso “Avaliação e controle de riscos à saúde em radiologia diagnóstica”, uma parceria entre o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste e a Fundacentro, teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco. Com carga horária de 16 horas, participaram da capacitação 35 técnicos em radiologia, fiscais sanitários e profissionais de segurança do trabalho lotados em estabelecimentos de saúde.

A atividade foi coordenada por Cláudio Menezes (CRCN/NE) e José Hélio Lopes (Fundacentro/PE).
Ação voltada aos riscos no trabalho em poços artesianos - João Pessoa/PB, 14 de novembro - Representantes do Instituto de Polícia Científica, Fundacentro/PE, Ministério do Trabalho, Cerest/PB, Ranger SMS e Trajano’s Engenharia se reuniram para discutir ações voltadas aos riscos em espaços confinados, mais precisamente no trabalho em poços e cisternas. Será realizado no próximo ano um seminário no município de Barra de São Miguel, Cariri Paraibano, onde 4 trabalhadores morreram em 2017 durante serviço de limpeza de um poço artesiano. Neste evento, será divulgada a conclusão do inquérito policial sobre o acidente e lançado um folheto educativo sobre os perigos no trabalho nesses ambientes.
Coordenação da reunião do CPR-PB - João Pessoa/PB, 14 de novembro -  O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba (CPR-PB), coordenado pelo educador José Hélio Lopes (Fundacentro/PE), realizou sua 233ª reunião ordinária.
Na pauta, um balanço das ações realizadas este ano pelo grupo e o início do planejamento para 2018.

O CPR-PB abriga atualmente 14 entidades e dezenas de profissionais, o que lhe confere um caráter interinstitucional e de representatividade social.
 

IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil - Olinda/PE, 22 a 24 de novembro - Reunindo mais de 600 participantes no Centro de Convenções de Pernambuco, tais eventos foram promovidos pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Getrin6), coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. A Fundacentro se fez representar na mesa de abertura pelo diretor Maurício José Viana e contribuiu com 2 palestras: “Concepção sistêmica dos acidentes do trabalho” (conduzida pelo engenheiro Luiz Antonio de Melo) e “A saúde dos trabalhadores da saúde: uma reflexão sobre a NR-32” (proferida pelo educador José Hélio Lopes). Também marcaram presença no evento Marcelo Alexandre Vasconcelos (chefe substituto) e Roberto Cunha Dantas (tecnólogo). Como integrante do Getrin6, a Fundacentro participou de todo o processo de construção dos 2 congressos, além de disponibilizar ao público um estande com suas publicações.
 

Palestra com alunos do curso de Segurança do Trabalho - Recife/PE, 27 de novembro - O tecnólogo Roberto Cunha Dantas ministrou palestra na unidade sede do Centro de Ensino Grau Técnico, como parte da celebração do dia alusivo ao Técnico e ao Engenheiro de Segurança do Trabalho. Estiveram presentes 42 alunos e o tema abordado foi “As normas regulamentadoras e a atuação do Técnico de Segurança em uma empresa”.
Coordenação da reunião ordinária do CPN - São Paulo/SP, 29 de novembro - O Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CPN), coordenado pelo engenheiro Maurício José Viana (Fundacentro/PE), aprovou o novo texto sobre instalações elétricas relativo ao subitem 18.21 da NR-18. Os representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores vinham se debruçando sobre essa temática há vários meses.
Encontro dos Cerests da Região Nordeste - Recife/PE, 28 a 30 de novembro - A Fundacentro participou do “VI Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, que reuniu 150 participantes de vários estados na capital pernambucana.

Duas ações exitosas, selecionadas para apresentação na plenária final, tiveram a colaboração do educador José Hélio Lopes: “Atuação do CEREST no fortalecimento das Comissões Intersetoriais de Saúde do/a Trabalhador/a” e “Ações de promoção à saúde realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Olinda para a população trabalhadora de postos de revenda de combustíveis”.
Lançamento dos resultados da pesquisa sobre condições de trabalho dos servidores da saúde - Recife/PE, 29 de novembro - A pesquisa traçou um diagnóstico das condições de trabalho dos servidores federais da saúde nos hospitais e policlínicas do Recife, a partir de 279 entrevistas realizadas. Resultou de demanda à Fundacentro apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco.

O estudo foi conduzido pelos especialistas José Hélio Lopes, Gilson Lúcio Rodrigues e Luiz Antonio de Melo (Fundacentro/PE), além de André Santiago Maia (Fundacentro/BA).

Os autores concluíram que os modelos de gestão, somados às condições organizacionais e físicas do trabalho, favorecem o adoecimento dos servidores e a potencialização dos acidentes.

O evento reuniu 60 participantes, entre dirigentes sindicais, servidores da saúde e profissionais ligados à área de segurança e saúde no trabalho. O tecnólogo Roberto Cunha Dantas representou a entidade na abertura.

Ação educativa com trabalhadores da construção civil - Jaboatão dos Guararapes/PE, 15 de dezembro - O educador José Hélio Lopes vai conduzir ação educativa intitulada “Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço” durante a abertura da Mega SIPAT Pernambuco da MRV Engenharia. A previsão da organização do evento é reunir 600 trabalhadores e gestores da empresa construtora.

Solenidade de doação à Fundacentro de milhares de livros - Recife/PE, 21 de dezembro 85 anos de vida, cidadã do Recife, auditora fiscal do trabalho aposentada e pioneira da Medicina do Trabalho no Norte/Nordeste.
Esta é a Drª Jandira Dantas Machado, que doou à Fundacentro/PE seu acervo pessoal de mais de 2.200 livros na área de segurança e saúde no trabalho. Uma solenidade pública no referido dia, a partir das 9 horas, no auditório da entidade, vai marcar este gesto de grandeza e desprendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...