segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Quando o lúdico e a prevenção se juntam pela segurança dos carnavalescos

Por: Eli Almeida

Após uma série de acidentes ocorridos em barracões e desfiles das escolas de Samba em carnavais anteriores, o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Rio de Janeiro, para este ano estabeleceu critérios técnicos e acompanhou todo trabalho de montagem dos carros alegóricos das escolas de samba.

O objetivo é garantir segurança para todos os componentes das agremiações carnavalescas que abrilhantam a mais tradicional festa popular do país.

Ação da instituição é louvável uma vez que as agremiações passaram a montar seus carros alegóricos com outra visão de segurança para seus integrantes, antes excluídas pelos dirigentes.

O profissionalismo, como forma de garantir proteção para todos e sucesso das agremiações, é um dos itens de prioridade, tudo para evitar situações que venham prejudicar suas apresentações na Sapucaí.

De acordo com o CREA/RJ, o trabalho de construção dos carros alegóricos nos barracões era artesanal e com poucos engenheiros. Neste carnaval o número, por recomendação do órgão, contou com 18 profissionais de diversas áreas da engenharia, antes esse trabalho era acompanhado por apenas 06 engenheiros.

Este ano para o acompanhamento das montagens de carros alegóricos foram empregados engenheiros elétricos, mecânicos, civis, de segurança do trabalho, dentre outras engenharias.

O trabalho preventivo começou no mês de outubro do ano passado, desse período até agora foram vistoriados e feitos mudança nos carros e atestados, conforme critérios definidos pelo CREA carioca.

Outra mentalidade que se inicia entre a festa lúdica e a segurança dos carnavalescos.


Terminado a festa as ligas que representam as escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo juntamente com o CREA e outros órgãos, dentre eles a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estarão dando prosseguimento a discussões para criação de normas técnicas para os carros alegóricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...