quinta-feira, 26 de abril de 2018

ABRIL VERDE 2018 na PB - Audiência na Câmara Municipal de Patos


ABRIL VERDE NA PB - Audiência na Câmara Municipal de Patos discute riscos do benzeno para saúde de trabalhadores
 
A audiência foi realizada dentro da programação do Abril Verde na Paraíba, justamente para discutir os riscos dessa substância para a saúde de trabalhadores e as ações preventivas que serão implementadas no município. A sessão contou com a presença do procurador do Trabalho Raulino Maracajá, da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Patos), Yara Dayane, e de várias autoridades do município do Sertão paraibano.

“No município de Patos, mais de R$ 1,4 milhão foram os gastos previdenciários, nos últimos seis anos, com aproximadamente 300 ‘auxílios-doença’ por acidentes de trabalho. Foram mais de 34 mil dias de trabalho perdidos”, afirmou Raulino Maracajá. “Os números são altos, mas ainda são subnotificados. Os números de trabalhadores que se acidentam, adoecem e ficam incapacitados é muito maior do que mostram os registros oficiais”, acrescentou o procurador, citando dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

A coordenadora do Cerest-Patos, Yara Dayane, disse que é necessário conclamar a população a discutir constantemente sobre a saúde dos trabalhadores. “Houve uma boa exposição dos perigos que o benzeno pode causar aos trabalhadores. O problema é realmente muito grave e a sociedade precisa abrir os olhos diante desse problema”, afirmou.

A audiência pública foi uma propositura de autoria da vereadora Edjane Araújo. De acordo com a parlamentar, será solicitado que todos os proprietários de postos de combustíveis de Patos façam exames periódicos para acompanhar a presença de benzeno na corrente sanguínea de seus funcionários.

“A partir desta audiência, vamos apresentar um Projeto de Lei para criar um Fórum Permanente de discussão sobre os cuidados da saúde do trabalhador”, informou a vereadora Edjane Araújo.

Participaram também da audiência pública a juíza Francisca Poliana, o secretário de Meio Ambiente de Patos, Natércio Alves; a professora do IFPB, Hanne Back, além de vários vereadores.

Benzeno. É uma substância contida na gasolina, e a exposição aguda por inalação (em curto prazo) pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como a irritação de olhos, pele e vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência. O não uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pode comprometer a saúde de frentistas e demais profissionais que manipulam diariamente este químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...