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Consultorias
especializadas assessoram hotéis na elaboração e implementação de novos
protocolos para preservar a segurança de colaboradores e clientes na retomada.
Por redação (Zaqueu
Rodrigues especial para o Diário)
A pandemia do novo
coronavírus atualizou os comportamentos sociais e econômicos e estabeleceu uma
nova perspectiva da realidade. Enquanto governos avaliam os melhores caminhos
para suavizar o isolamento e autorizar a reabertura gradual dos diferentes
setores da economia, as empresas correm para se adequar aos novos protocolos de
saúde e segurança para conseguir retomar as atividades com plena capacidade.
Para os setores de turismo e
hospitalidade – os primeiros e mais impactados pela pandemia –a implementação
de novos protocolos de higiene, limpeza e segurança tem um papel ainda mais
significativo, já que a contaminação da Covid-19 está conectada com o
deslocamento, base dessas atividades. Para se adequar aos novos padrões, muitos
hotéis recorreram a empresas especializadas na área de biossegurança, que
mapeiam, desenvolvem e colocam em prática essa cultura.
Retomada nos meses de junho
a agosto.
Foi o que fez a Átrio
Hotéis, franqueada da rede Accor que está atualizando os protocolos dos 56
hotéis sob sua administração. Por enquanto, 6 hotéis estão de portas abertas. A
expectativa é a de que os demais comecem a retomar as atividades nos meses de
junho, julho e agosto. O diretor de operações da Átrio Hotéis, Paulo Melega,
diz que todas as unidades estão colocando em prática um novo manual de
protocolos desenvolvido pela consultoria bureau veritas.
Paulo Melega, diretor de
operações da Átrio Hotéis: todas as unidades estão colocando em prática um novo
manual de protocolos (Crédito: arquivo DT)
O executivo afirma que o
novo manual reúne mais de 150 medidas implementadas em três frentes principais:
limpeza, segurança e isolamento social. “Esse manual de operações está
regulando como será feito a reabertura dos hotéis para que todos os
colaboradores e hóspedes tenham a plena segurança. Os novos protocolos também
compreendem o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras, e
orientações para o comportamento dos hóspedes”, diz ele.
Neste novo cenário, a
limpeza e a segurança assumem importância decisiva na rotina dos colaboradores,
assegura Paulo. “Antes de reabrir os hotéis estamos fazendo treinamentos e
capacitações para que todos tenham conhecimento sobre a aplicação dos novos
protocolos e procedimentos. Estamos incentivando a multifuncionalidade dos
colaboradores, pois, tão importante quanto a criação dos protocolos é ter a sua
correta aplicação; esse é o diferencial”.
Novos Rumos
As diretrizes de
biossegurança irão definir os novos rumos das empresas de agora em diante,
pontua Marcos Barreto, diretor da Ambientec, empresa especialista em
biossegurança. “Agora, os protocolos de segurança serão fiscalizados e exigidos
pela sociedade, que observará de perto todos os conceitos e comportamentos das
empresas no atendimento e nos cuidados com as higienes pessoal e
organizacional. Os clientes estão muito mais atentos e só irão frequentar os
lugares que assegurem conforto, segurança e higiene”.
Marcos Barreto, da
Ambientec: “protocolos de segurança serão fiscalizados e exigidos pela
sociedade.
Essa mudança no
comportamento do hóspede já é percebida nos hotéis administrados pela Átrio
Hotéis, observa Paulo. “O sucesso dessas medidas depende também da contribuição
dos hóspedes, que devem respeitar as novas determinações. Já estamos observando
que o nosso hóspede mudou, está muito mais compreensível com as mudanças e,
principalmente, colaborando com a sua aplicação”, constata ele, que acredita
que muitos protocolos adotados se tornarão permanentes e irão melhorar a
segurança e a confiabilidade de hóspedes e de colaboradores.
Em sua análise, o diretor da
Ambientec afirma que a cultura de biossegurança ganha mais protagonismo nas
empresas. “Todos estão vendo a importância e a necessidade que temos de comprar
com mais segurança, de frequentar ambientes mais seguros”.
Novos olhos
O diretor de operações e
desenvolvimento da Bourbon Hotéis & Resorts, Igor Camaratta, diz que a
segurança será mais valorizada e vista com novos olhos pelos colaboradores e
clientes. “Seguranças e funcionários já estão passando por esse processo de
orientação e maior cuidado com os itens de higiene e limpeza. A hotelaria, além
de ter uma boa cama, boa localização e bom restaurante, agora mostrará
diferença nos cuidados extras que os hotéis vão desenvolver no sentido de
prevenção e transmitir essa segurança de higiene e limpeza junto aos seus
funcionários e clientes. Isso vai ser extremamente importante para a retomada”.
Camaratta explica que o
Bourbon colocou em prática uma nova cartilha de protocolos de segurança para a
retomada. “O processo foi conduzido pela diretoria de operações e
desenvolvimento em conjunto com a área de gestão de pessoas; também chamamos a
Hotel Consult para a revisão da parte técnica. Assim, fizemos uma revisão de
todos os nossos protocolos e incluímos alguns itens bastante específicos para a
prevenção da Covid-19, como máscaras, luvas, face shield e práticas para a
prevenção de contágios por meio de itens de maior contato como maçaneta, botão
de elevador, controle remoto…”, cita o executivo.
Igor Camarata, da rede
Bourbon”comunicar a mudança aos clientes (Crédito: divulgação)
Um dos pontos fundamentais
do processo de atualização dos protocolos é comunicar as mudanças aos clientes.
Para conscientizá-los, o Bourbon desenvolveu um manual de boas práticas destinado
aos hóspedes. “Enviamos para nossos clientes ficarem cientes de todos os novos
protocolos”, conta Camaratta, que completa ressaltando a importância de
treinamento com as equipes para deixar os funcionários seguros e aptos a
realizar as atividades neste período chamado de ‘novo normal’.
Marcos Barreto ensina que as
empresas precisam renovar os protocolos pensando em todos os aspectos que
envolvem a biossegurança. “As empresas devem operar com segurança e
responsabilidade, sempre levando em consideração o público, o colaborador, o
cliente e o meio ambiente. As medidas de prevenção contra riscos à segurança e
saúde devem ser minuciosas e abrangentes”, afirma ele, que apresenta o BIO 19,
o novo projeto da Ambientec desenvolvido para ajudar as empresas a colocar em
prática os novos protocolos para a retomada.
Bio 19: “Programa de saúde e
segurança para dinamizar a implementação de novos protocolos de biossegurança
nas empresas.
“É um programa de saúde e
segurança para dinamizar a implementação de novos protocolos de biossegurança
nas empresas. O programa atende aos padrões estabelecidos pelas entidades de
saúde e governamentais”, explica o executivo, que conclui: “O BIO 19 compreende
diferentes etapas como mapeamento das particularidades do empreendimento,
avaliação e medidas de controles de riscos e conhecimentos aplicados por meio
de treinamentos e capacitações. Analisamos caso a caso, pois cada restaurante,
cada hotel, cada empreendimento tem as suas características intrínsecas que
exigem métodos específicos de trabalho”.
Paulo Atzingen é paulista e
jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e
Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e
cronista. Estuda gaita (harmônica).
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