- Verifique seu motivo – nunca faça críticas para humilhar ou promover-se à custa dos erros alheios.
- O assunto é digno de crítica? – reserve suas observações para assuntos realmente significativos.
- Seja específico – vá direto ao assunto, sem rodeios.
- Preserve a autoconfiança do outro – evite generalizações como "você sempre" ou "você nunca".
- Não faça comparações – tente não citar outra pessoa, especialmente a si próprio, como modelo ou exemplo.
- Não faça ataques pessoais – deve-se criticar a situação, não os personagens em torno dela.
- Dose as palavras – cuidado com os termos que possam soar como ofensivos.
- Não adie a crítica – o momento certo para fazê-la é tão logo você perceba que algo está errado.
- Tenha autocrítica – coloque-se no lugar do outro e veja se não é você quem está merecendo uma crítica.
- Seja positivo no fim – encerre a conversa com palavras de encorajamento e confiança.
sábado, 10 de abril de 2010
Acerte na crítica
Fazer críticas é importante em qualquer ambiente de trabalho, para aprimorar o desempenho da equipe. O problema é que muitos erram na dose. No livro Seja o Líder que Todos Querem Ter, o consultor americano John Maxwell alerta para os cuidados no momento de criticar:
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