sábado, 10 de abril de 2010

Acerte na crítica

Fazer críticas é importante em qualquer ambiente de trabalho, para aprimorar o desempenho da equipe. O problema é que muitos erram na dose. No livro Seja o Líder que Todos Querem Ter, o consultor americano John Maxwell alerta para os cuidados no momento de criticar:
  • Verifique seu motivo – nunca faça críticas para humilhar ou promover-se à custa dos erros alheios.
  • O assunto é digno de crítica? – reserve suas observações para assuntos realmente significativos.
  • Seja específico – vá direto ao assunto, sem rodeios.
  • Preserve a autoconfiança do outro – evite generalizações como "você sempre" ou "você nunca".
  • Não faça comparações – tente não citar outra pessoa, especialmente a si próprio, como modelo ou exemplo.
  • Não faça ataques pessoais – deve-se criticar a situação, não os personagens em torno dela.
  • Dose as palavras – cuidado com os termos que possam soar como ofensivos.
  • Não adie a crítica – o momento certo para fazê-la é tão logo você perceba que algo está errado.
  • Tenha autocrítica – coloque-se no lugar do outro e veja se não é você quem está merecendo uma crítica.
  • Seja positivo no fim – encerre a conversa com palavras de encorajamento e confiança.
Grupo SESMT

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