sexta-feira, 2 de abril de 2010

Empresas devem aplicar métodos de prevenção mais eficazes para reduzir os acidentes

         De uma maneira geral, os acidentes e doenças do trabalho acontecem em virtude não apenas de um evento isolado e inesperado, mas como resultado de um somatório de fatores. Alguns podem ser destacados: Desconhecimento dos riscos existentes no local de trabalho, descumprimento da legislação, utilização de ferramentas inadequadas e, principalmente, falta de planejamento, logística e sistematização das atividades de prevenção.
        Um acidente no ambiente de trabalho gera consequentes prejuízos que atingem tanto empresários quanto trabalhadores. Para a empresa os custos envolvem muito mais do que apenas a paralisação da produção e vão até prejuízos à imagem, embargo da obra e/ou interdição de equipamentos por parte da autoridade fiscal. Para os trabalhadores existe a lesão física e psicológica, além do trauma e gastos continuados com medicamentos e tratamentos de reabilitação.
        Os últimos dados do Ministério da Previdência Social mostram que o País registrou em 2008 mais de 740 mil acidentes de trabalho. Se esses prejuízos forem quantificados em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), tem-se que cerca de 4% deste é gasto somente em função das ocorrências envolvendo acidentes de trabalho, resultando em um montante de 30 bilhões de reais por ano. Além disso, todo esse recurso desperdiçado poderia ser aplicado em ações e investimentos sociais, lazer, educação, entre outras áreas, resultando em benefícios diversos para a sociedade, principalmente, para as camadas mais desfavorecidas que se sujeitam às condições degradantes de trabalho.
         Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), um número aproximado de 5 mil mortes ocorrem por dia, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela AIDS. São 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças profissionais por ano em todo o mundo. Se forem analisados os acidentes fatais, significa que a cada minuto quatro vidas são perdidas, ou seja, dados que nos fazem refletir sobre a relevância do tema.

Autor: Flavio Maldonado Bentes
Data: 02/03/2010 / Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...