quarta-feira, 21 de abril de 2010

Alimentação no ambiente de trabalho

Tentar se concentrar no trabalho e na comida ao mesmo tempo acaba gerando maior estresse, e a adrenalina é liberada no sangue. Isso causa também tensão àquelas pessoas que comem com pressa, hábito prejudicial, visto que a digestão começa na boca. No processo digestivo é preciso mastigar bem os alimentos para que as enzimas digestivas presentes na saliva realizem sua função. Normalmente quem come muito rápido acaba engolindo pedaços de comida, precisando de mais suco gástrico para digerir, isso aumenta o PH do sangue que cria a sensação de moleza e de sono que pode provocar acidente no trabalho. Uma alimentação correta deve ser feita com muita calma, sem pressa, o que é muito difícil atualmente.
O recomendado é não ficar “beliscando” enquanto trabalha porque é um hábito nocivo, principalmente quando são guloseimas que podem além de engordar suja o seu ambiente de trabalho, colaborando com proliferação de pragas (ratos, baratas e outros), contaminação alimentar por produtos químicos dependendo da atividade laboral do trabalhador e desagradar colegas.
Por isso o correto é comer no intervalo, em um local adequado fazendo a higienização pessoal e não em frente ao computador, máquinas e equipamentos por exemplo. Muitas pessoas ainda levam o almoço para comer no trabalho, o que é uma opção, principalmente para aquelas pessoas que não querem gastar e não desejam comerem lanches e salgados na rua.
Esta tendência se fortalece a cada dia, pois o trânsito nas grandes cidades, a correria do cotidiano, os prazos curtos para a entrega de trabalhos, entretantos outros motivos, somente afirmam a nova maneira cotidiana de alimentação. O que nos resta é estar atentos aos alimentos ingeridos e cuidar para que sejam os mais saudáveis possíveis. Lembre-se que é preciso ter saúde para conseguir trabalhar, um está ligado ao outro e é possível se adequar às exigências do mundo moderno sem se descuidar da saúde, aliando estas duas necessidades que são tão essenciais ao ser humano.

Texto adaptação: Laercio Silva
Autora: Débora Russi Frasquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...