terça-feira, 7 de setembro de 2010

Seminário do CPR/PB discute segurança na indústria da construção civil

Evento paralelo ao 4º Congresso Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Foi realizado no auditório do SESI, em João Pessoa – PB, o Seminário Boas Práticas e Inovações sobre Segurança e Saúde no Trabalho na indústria da Construção civil.

O evento começou as 08h00 com entrada franca, foi servido café da manhã, o acontecimento destinado a construtores, engenheiros, operários, encarregados de obra ou pesquisadores envolvidos com o tema.

A indústria da construção ainda representa um grande desafio no que se refere à saúde e segurança dos trabalhadores sendo frequentemente registrados acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Deste modo, o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil da Paraíba – CPR/PB, tem realizado diversas ações para conscientizar e instruir empresários e profissionais do setor.

Palestras abordadas no Seminário:

ENVOLVIMENTO DA CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA NUM PROGRAMA DE EDUÇÃO DE ACIDENTES ELÉTRICOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO,

expositor(a) Carlos Alberto Pontes e Soraia Di Cavalcanti, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Auditores-Fiscais do Trabalho da SRTE-PB, Membros do CPR-PB.

SISTEMA DE ACOPLAMENTO DO CINTO DE SEGURANÇA NA LAJE A SER CONCRETADA.

Expositor João Carlos Côrte Real, Engenheiro de Segurança do Trabalho da Moura Dubeux Engenharia (Recife), Membro do CPR-PE

GRAMPOS-SUPORTE EMBUTIDOS NA LAJE PARA EVITAR ACIDENTES POR TROPEÇOS.

Expositor José Tiago Muniz, Engenheiro da Gabriel Bacelar Construções (PE).

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS NOS EIXOS DOS ELEVADORES DE OBRA.

Expositor José Renato Alvarenga, Engenheiro Mecânico, Consultor de Empresas (PB).

O USO DE INSTRUMENTOS EDUCATIVOS COMO MEIO DE ENFRENTAMENTO DA EXPOSIÇÃO À POEIRA DE SÍLICA NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.
Expositora Márcia Lopes Souto, Doutora em Engenharia de Produção, Engenheira de Segurança do Trabalho, Professora da UFPB e Membro do CPR-PB e José Hélio Lopes Batista, Psicólogo Organizacional, Técnico de Segurança do Trabalho, Educador da FUNDACENTRO-PE e Membro do CPR-PB.

VIVENCIANDO A MEDICINA DO TRABALHO NO DIA-A-DIA DA OBRA.

Expositora Georgette Fiquene de Gouveia, Médica do Trabalho, Membro da Associação Paraibana de Medicina do Trabalho e do CPR-PB.

EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS NA ALFABETIZAÇÃO DE OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO.

Expositora Maria José Nascimento Araújo, Pedagoga, Coordenadora Pedagógica do Projeto-Escola Zé Peão (SINTRICOM/UFPB).

CIPA – ESSE É O CAMINHO.

Flávio Cavalcante, Engenheiro de Segurança da ADEMI-AL, (Maceió).

Os paineis foram coordenados por: Evan Holmes (Senge), Valentina Maia (Sintest-PB), José Irenaldo (Sinduscon-JP) e José Leandro (CREA-PB e AEST-PB).

No final das exposições sessão de debates, o evento foi destinado para Construtores, engenheiros, operários, mestres e encarregados de obra, dirigentes sindicais, profissionais de RH, de gestão da qualidade e de segurança e saúde que atuam na indústria da construção, técnicos, tecnólogos, pesquisadores e estudantes envolvidos com temas relacionados ao binômio trabalho x saúde.

O Coordenador do CPR/PB Aristarcho Pessoa de Aquino, informou que todos os tópicos abordados no seminário estão presentes nas Normas Regulamentadoras, NR 18 do Ministério do Trabalho e Emprego, que regulamenta a Segurança e Medicina do Trabalho na indústria da construção civil.

Participaram do evento representações de vários Estados da Federação. Ao fim do seminário será entregue certificados de participação no evento.

O evento contou com apoio do SESI/FIEP-PB, Fundacentro- PE, SRTE-PB, MPT-PB, Sintest-PB, Unepi, São Braz, Astest-PB, Senge-PB, Aest-PB, Siduscon-JP e Sintricom-JP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...