terça-feira, 6 de setembro de 2011

CPR-PB participou de encontro em Salvador



O evento que reuniu experiências sobre segurança e saúde na construção civil.

Reunindo quase 70 participantes, ocorreu no dia 31 de agosto, na capital baiana, o Encontro dos Comitês Permanentes Regionais (CPRs) da Construção Civil da Região Nordeste. O evento possibilitou a troca de experiências e a socialização do trabalho desenvolvido por esses organismos interinstitucionais.

A certidão de nascimento dos Comitês Permanentes da Construção Civil consta da Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), do Ministério do Trabalho. Essas instâncias buscam a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida no setor construtivo, através de ações solidárias empreendidas por representantes da sociedade civil organizada.

Edmilson Souza (SINTRICOM-JP) e José Hélio Lopes (FUNDACENTRO-PE) representaram o CPR-PB no encontro de Salvador. Eles relataram algumas ações que o Comitê da Paraíba vem articulando, a exemplo do programa que reduziu drasticamente as mortes por choque elétrico nas obras da região metropolitana de João Pessoa. O programa envolve a concessionária ENERGISA, a qual só faz a ligação da energia do canteiro quando a construtora apresenta o respectivo projeto das instalações elétricas provisórias.

Edmilson e Hélio também destacaram a experiência exitosa ocorrida na cidade de Patos, onde a Prefeitura promulgou decreto condicionando a liberação do alvará de construção à apresentação dos projetos das proteções coletivas e instalações elétricas provisórias da obra. Esta iniciativa ganhou destaque em várias reportagens, inclusive em revista de circulação nacional.

Outro ponto lembrado pelos 2 representantes do CPR-PB foi a produção das cartilhas e vídeo educativo sobre exposição à poeira de sílica na construção civil.

Por fim, eles enfatizaram que o CPR-PB foi referendado por empresários e trabalhadores da construção como fórum de discussão das cláusulas de segurança e saúde para a convenção coletiva da categoria.

Como não poderia deixar de ser, os participantes do encontro refletiram muito e tiraram algumas lições do acidente que provocou a morte de 9 operários, no dia 9 de agosto, devido à queda do elevador numa obra em movimentada avenida de Salvador.  A tragédia chocou a opinião pública e repercutiu em todo o país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...