sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Elevador na Bahia caiu por falta de manutenção, diz laudo.


São Paulo - O laudo pericial, elaborado pela Coordenação de Engenharia Legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), sobre a queda de um elevador em uma obra na região do Iguatemi, em Salvador, que matou nove operários, aponta a falta de manutenção preventiva como causa do acidente. O engenheiro e dono da construtora Segura, Manoel Segura, será indiciado por homicídio doloso provocado por negligência, imperícia e imprudência. O inquérito que apura as responsabilidades acerca do acidente já está em fase de conclusão e depende apenas da entrega dos laudos cadavéricos pelo DPT, para que seja remetido a Justiça.

A perícia concluiu que normas técnicas e de segurança não foram atendidas pelos responsáveis pela manutenção. A falta de manutenção preventiva do guincho e do sistema de freio de emergência do equipamento e problemas na roldana que segurava o cabo do equipamento, que apresentava desgaste e corrosão provocada pela falta de manutenção, são as causas do acidente.


Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias

Comentário de Isabel Cristina
Curitiba – PR.

Caso o Ministério Público ofereça a denúncia, mantendo a decisão do delegado em indiciar o dono da construtora em homicídio doloso, este deverá ser julgado pelo Tribunal do Júri. Uma decisão corretíssima. Essa é uma decisão que a meu ver deve ser adotada em casos semelhantes, para que os empresários que não possuem compromisso com a segurança do trabalho possam responder criminalmente com penas mais severas.


Delegada apresenta laudo do acidente que matou 9 em obra na Bahia.
Fonte: Blog do MTE

Imprudêncianegligência e imperícia. Estes foram os fatores apresentados na manhã desta sexta-feira (23) pela delegada Jussara Souza para resumir as causas do acidente que matou nove operários em um obra da construção civil em Salvador, no dia 9 de agosto. A perícia constatou que houve falha mecânica e falta de manutenção no elevador que despencou de uma altura de cerca de 80 metros.

Segundo a delegada, o engenheiro Manoel Segura, responsável pela obra, não cumpria com normas regulamentadoras da construção civil. Foi registrada falha de manutenção do guincho e do sistema de freio, que não funcionou, ocasionando a tragédia. “As inspeções nas peças têm que ser registradas em um livro. Esse livro foi solicitado, mas não foi entregue nem à delegacia, nem aos peritos técnicos”, afirma Jussara Souza, ressaltando que não havia sobrecarga no equipamento. A capacidade é para dez pessoas e estava com nove trabalhadores.

No laudo pericial consta que foram encontrados vestígios de graxa nas peças que compunham o elevador, o que segundo os técnicos, descumpre recomendações dos fabricantes. Os peritos afirmaram que peças não originais foram encontradas na estrutura. Outro fator apontado foi a falta de instrução e formação técnica dos funcionários que operavam o elevador.

O engenheiro Manoel Segura, dono da construtora Segura, vai ser responsabilizado pelo descumprimento das normas que regulam a construção civil. O inquérito será encaminhado para o Ministério Público.

G1 Bahia

Um comentário:

  1. É dava mesmo pra perceber a falta de manutenção. Agora é só esperar o desenrolar do caso. Infelizmente o descaso com a segurança no trabalho quase sempre acaba assim! Um abraço Laercio e equipe, fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...