sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SESI promove evento sobre SST



Por Eli Almeida
Campina Grande/PB

O SESI - Serviço Social da Indústria do Rio Grande Norte promoveu entre os dias 8, 9 e 10 de outubro de 2013 o VI Seminário Norteriograndense de Segurança e Saúde do Trabalhador. O ciclo de palestras foi aberto pela Pesquisadora e Doutora em Ciências Sociais, Petilda Serva Vasquez. Para um público formado por autoridades, empresários, estudantes e profissionais de medicina e segurança do trabalho Petilda falou sobre o Mundo do Trabalho, Responsabilidade Social e Direitos Humanos.

A pesquisadora baiana fez uma análise de como se deu o processo de relação de trabalho no Brasil nestes 500 anos enfrentado pelos trabalhadores brasileiro. Sobre o mundo do trabalho na atualidade, Petilda Vasquez criticou o que ela classifica como a “Era da Qualidade Total”. “A qualidade total nos deixa aderiva, vivemos pulando de empresa. Ela cria uma estética por que temos que ser eficientes, escondemos nossas fragilidades, cria-se uma ideologia da competência”, revelou a pesquisadora.

Petilda concluiu sua palestra defendendo o fim das avaliações de competências, ferramenta muito usada para promover os trabalhadores. “Que estas avaliações sejam destruídas, não queiram ser o primeiro em nada, o limite é você estar bem e os que tiverem perto de você também”, disse a palestrante.

O VI Seminário Norteriograndense de Segurança e Saúde do Trabalhador foi encerrado com um painel sobre o Papel dos Atores Sociais Frente às Ocorrências de Acidentes do Trabalho com autoridades judiciais da Procuradoria do Trabalho do Rio Grande do Norte. Durante o evento aconteceram palestras sobre Proteções de Máquinas e Equipamentos, Gestão de Trabalho em Altura, O Papel da Inspeção do Trabalho, Técnicas de Avaliações Ambientais e a exibição e análise do filme “Carne e Osso.

Fotos: Eli Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...