quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mentes Renovadas


Mentes Renovadas






Somos frutos de nossas aprendizagens, experiencias e memórias; Quadros vivos, sempre atuais!

Nosso cérebro em seu estado livre não distingue o real do imaginário ou memórias como passado ou futuro. Para pisiquê tudo é presente! As emoções, os sentimentos e as reações são semelhantes interpretadas como reais. É muito importante então, que desde pequeno, sejamos conscientizados, treinados e educados a tratar nossas memórias, imagens, sentimentos, e experiencias. Reconhecendo sua importancia, conversando com elas, desmistificando, reavaliando, qualificando-as. Infelizmente os nossos jovens tem gasto muito tempo com a virtualidade, internet, games e celulares, os quais inibem e ou reduzem as experiências voltadas para objetivos práticos e reais, com seus estresses, conquistas e fragilidades emocionais. Depressão, desejos consumistas, imediatismos, agressividade e imaturidade, é o que tem predominado nas gerações X, Y e Z. Há uma busca desenfreada pelo prazer via sexo, música com ritmos alucinantes, drogas, relações pessoais superficiais e descompromissadas, com mais e mais Jovens solteiros morando sozinhos, ou na casa dos pais sem disposição para assumir seus papéis nos palcos da “vida”. Persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento a médio e longo prazo, independência e autoconfiança são comportamentos escassos:.

Em um mundo cada vez mais necessitado de competencias cognitivas atitudinais e operacionais maduras, encontramos mentes rápidas de pensamento, criativas, inovadoras, porem com fraca resiliencia, empatia, liderança servidora, gestão de pessoas, capacidade conciliadora e negociadores ganha-ganha. Como soluções alternativas apresentam-se os encontros e capacitações experienciais e relacionais direcionadas, coaching e retiros, que podem ser usados tanto pelas empresas para profissionais e grupos de trabalho como de forma independente ou comunitária pelos próprios empregados, associações, igrejas e entidades de classe em geral;

Eu preciso, eu providencio. Isto se chama ATITUDE!

Pensar positivo, neurolinguística, autoajuda, não podem substituir a experiência. Se o tempo hoje é corrido, acelerado em face ao volume de atividades exigidas nos diversos palcos da vida: pessoal, profissional, familiar, espiritual é preciso compensar com práticas aceleradas, concentradas, simuladas, elaboradas com o fim de superar carências específicas: gestão e liderança, relações interpessoais, comunicação, espiritualidade, desenvolvimento de equipes, projetos coletivos; criatividade e inovação, feedback entre outros. Quando a velhice chega são as memórias que nos ajudam a conciliar momentos de recomeço, calmaria, solidão, frustração, doenças, isolamento social ou depressão.

As memórias são arquivos abertos, interligados e vivos, ou seja, podem ser alterados, ajustados, ressignificados! Um fato de hoje influenciando acontecimentos do passado e eventos da memória genética, vida intrauterina, infância, adolescencia, ou fase adulta, determinando ou influenciando de forma expontanea, consciente ou induzida, comportamentos atuais e futuros.


É fundamental renovar a mente com informações, experiências e práticas positivas e vitoriosas, como perdão, novas conquistas e ações de sucesso; fechando janelas traumáticas e abrindo e ou ampliando janelas de vida; permitindo assim o surgimento de pessoas e profissionais melhores.


Dê uma paradinha estratégica para conversar com a pessoa mais importante do planeta terra: VOCÊ! Visite seus arquivos expressivos, reavalie sua significação, importância e influência em seus sonhos e pesadelos. Levante, sacuda a poeira e dê a volta por cima! Como a Fênix, renasça das cinzas, para um novo dia de oportunidades! Pratique o novo, arrisque-se! Traga a memória aquilo que lhe traz esperança (lamentações de Jeremias 3;21)

Somos um corpo que tem uma alma (sede das emoções) e um espírito que transcende para o eterno. Se o nosso espirito está em Deus, temos novidades de vida e tudo se faz novo.

Homens e mulheres, profissionais, lideres de novo coração, mente e espírito!


Valdolirio Soares
Empresário, Eng. Segurança, Consultor, Palestrante, Educador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...