sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Saúde bucal e atendimento odontológico na construção civil

A apresentação foi realizada na reunião do CPR-PB por Emilanir Gomes Maia, Coordenadora de Odontologia do SESI-PB, que destacou os seguintes pontos:

- Importância econômica e social da indústria da construção e mapeamento do setor no estado da Paraíba; 

- Importância da promoção da saúde bucal:

1) Pensar em condições favoráveis para que os trabalhadores reflitam e percebam que algumas mudanças poderão trazer benefícios tanto para eles quanto para sua família e a comunidade;

2) Engajar a área de SST nas ações voltadas para promoção de saúde;

3) Difundir a ideia de que saúde não é a mera ausência de doenças, mas algo que é gerado nos ambientes em que as pessoas vivem, trabalham, amam e se divertem; 

4) Fornecer informações que subsidiem a reflexão dos participantes quanto a mudanças de comportamento que beneficiem sua qualidade de vida e saúde bucal; 
                    
5) Propiciar condições para que os trabalhadores atuem como multiplicadores de conhecimento; 

6) Contribuir para elevação da autoestima, promovendo o autocuidado, essencial para o bem-estar físico e social;

7) Contribuir para o reforço do hábito da higiene bucal;

8) Contribuir para o controle da cárie em seu estágio inicial e da gengivite;   
                    
9) Contribuir para diminuição do absenteísmo.

- Estudo epidemiológico sobre saúde bucal: objetiva realizar levantamentos da saúde bucal da população brasileira em várias faixas etárias, utilizando para tanto indicadores da OMS.   

- O principal indicador utilizado é o índice CPO-D, que avalia a evolução da doença cárie.    
         
- Diagnóstico de saúde e estilo de vida do trabalhador da indústria (DSEV): objetiva avaliar a saúde bucal dos trabalhadores da indústria. Não é uma avaliação clínica, mas evidencia a necessidade de tratamentos odontológicos dos trabalhadores das indústrias, inclusive da construção civil.

- Distribuição dos trabalhadores da construção/PB em 2010 por complexidade de tratamentos odontológicos (CPO-D:12,88): necessidade de tratamentos especializados em próteses (64%), necessidade de tratamentos simples (25%), necessidade de tratamentos de média complexidade (10,9%).

- Distribuição dos trabalhadores da construção/PB em 2014 por complexidade de tratamentos odontológicos (CPO-D:11,65): necessidade de tratamentos especializados em próteses (51,1%), necessidade de tratamentos simples (38,1%), necessidade de tratamentos de média complexidade (10,8%).

- O SESI-PB realizou 2.154 consultas e 3.751 procedimentos em canteiros de obras para trabalhadores (janeiro a novembro/2014).

- Ambiente de trabalho saudável é aquele em que trabalhadores e gestores atuam conjuntamente para promoção da segurança, da saúde e do bem-estar de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...