segunda-feira, 4 de abril de 2016

Palestra sobre Saúde Mental abriu atividades do Movimento Abril Verde na Paraíba

O mês de abril será dedicado à realização de Campanha de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais em todo o estado.

A saúde mental no ambiente de trabalho foi o tema da palestra realizada nesta sexta-feira (1º), no Tribunal do Trabalho da Paraíba, que há dois anos se engajou ao Movimento Abril Verde. Após abertura do evento feita pelo presidente do Regional, desembargador Ubiratan Delgado e dos pronunciamentos dos juízes André machado e George Falcão, que são gestores do Programa na Paraíba, o psiquiatra Roberto Mendes ministrou a palestra.
Para o desembargador Ubiratan Delgado o mês fica verde para chamar a atenção sobre um problema de suma importância no Brasil e no mundo, que são os acidentes de trabalho, um flagelo do mundo moderno. “As estatísticas do INSS apontam para uma redução no número de ocorrências por acidentes de trabalho, mas esses números não incluem os servidores públicos e uma gama de trabalhadores informais”, disse.
O desembargador ponderou que o grande problema é a falta de consciência e de atenção, tanto de empregados como de empregadores, destacando que o TRT abraçou a campanha porque tem consciência de que os acidentes não acontecem por acaso, mas por descaso.
Já o juiz André Machado, que é gestor do Programa Trabalho Seguro no estado, disse que a luta pela diminuição dos acidentes de trabalho deve ser de todos. “Vamos desenvolver um programa de conscientização em escolas, fábricas e canteiros de obras”.
O juiz George Falcão, que também é gestor do Programa Trabalho Seguro na Paraíba fez a apresentação do palestrante, destacando que Roberto Mendes dos Santos é também professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), além de mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em dependência química da Universidade de São Paulo (UNISP).
Saúde Mental

O foco da palestra girou em torno da psicoeducação. O palestrante fez questão de apresentar os principais sintomas de uma pessoa que pode estar começando um processo de adoecimento por causa do álcool e sintomas depressivos. “Para identificação do diagnóstico precoce dos profissionais que talvez precisem de atendimento, o caminho é a prevenção.
Iluminação
A partir da próxima semana, as fachadas dos prédios do TRT, em João Pessoa, e do Fórum de Campina Grande serão iluminadas por luzes verdes. Será o marco do movimento. Em função da economia de energia, as luzes ficarão ligadas somente até às 21h.

Todos os eventos antecedem o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado no país no dia 28 de abril, sendo estendida até o dia 1º de maio (Dia do Trabalhador).
No dia 7 de abril, a programação tem continuidade com uma visita ao Colégio Liceu Paraibano, onde será ministrada a palestra “Acidentes de Trabalho”, pelos expositores juízes André Machado e George Falcão. Terá apresentação do Grupo de Teatro Justiça em Palco, do TRT, e do maestro Carlinhos Telles e Karla Leitão, servidores do Regional, além da exibição de vídeos educativos e distribuição de cartilhas sobre prevenção dos acidentes de trabalho.
No dia 15, a equipe do Programa Trabalho Seguro do TRT fará uma visita ao canteiro de obra da Construtora MRV Engenharia, em João Pessoa, para a exibição de vídeo educativo, palestra e distribuição de cartilhas sobre prevenção dos acidentes de trabalho.


Mais fotos no facebook Laercio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...