sexta-feira, 8 de julho de 2016

Proibição do uso de celular nos canteiros reforça importância da Saúde e Segurança no Trabalho

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF.

Quando se fala em canteiro de obras é fundamental estar atento ao bem-estar do trabalhador. O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no último mês, traz à tona a importância da prevenção de acidentes. O Sinduscon-DF, ciente da relevância do tema para o setor, tem promovido e apoiado cursos com este objetivo. Mas não é de hoje que o sindicato se preocupa com os operários. Desde setembro de 2014, é proibido o uso de celular nos canteiros. A iniciativa, lançada pela entidade em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), visa diminuir os riscos de acidentes causados por distrações.

Desde então, as empresas estão obrigadas a delimitar uma área segura dentro do canteiro para o uso do celular. Para o técnico de Segurança no Trabalho, Gérson de Alcântara, a iniciativa trouxe, principalmente, mais proteção aos funcionários. “Tem gente que não sabe usar o aparelho com consciência. Determinar um local é seguro justamente porque pode haver um sinistro por perto e a pessoa não estar atenta”, avaliou. O profissional ainda apontou que pode observar um aumento na produtividade.

Em 2015, foram registrados quatro acidentes com óbitos nos canteiros de obra. Dois a menos em relação ao ano anterior. O Sinduscon-DF acredita que a proibição do uso de celular nas obras possa ter refletido nos registros. O diretor de Política e Relações Trabalhistas do sindicato, Izidio Santos, alerta que é preciso muita atenção dentro do canteiro. “Uma simples distração pode ser fatal”, frisou. Ele ainda acrescentou que a prevenção de acidentes deve ser entendida como investimento.

A iniciativa não busca privar o empregado de se comunicar. Ele pode atender ou realizar ligações particulares de caráter emergencial, durante o expediente, desde que interrompa a atividade que esteja desenvolvendo e se posicione na área delimitada pelo empregador. O almoxarife Wender Macedo avalia como positiva a determinação. “A proibição, além de evitar acidentes, ainda trouxe mais segurança no canteiro de obras”, disse.

Entenda

A proibição do uso de aparelho celular nos canteiros de obras entrou em vigor em setembro do ano passado. O não cumprimento da orientação acarreta em advertência. Em caso de reincidência, os trabalhadores recebem as devidas punições, vigentes na legislação trabalhista. A penalização é a mesma dada ao trabalhador que não segue as orientações de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A decisão compõe o termo aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho de 2014, definido entre o Sinduscon-DF e o STICMB. O acordo proíbe o uso de telefone celular, smartphone, tablet e dispositivos similares durante o horário de trabalho nos canteiros. O celular somente é permitido no intervalo, quando há o descanso intrajornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...