quinta-feira, 11 de julho de 2019

A Importância da análise ergonômica do trabalho para empresas


Por Elaine Dantas
Fisioterapeuta

A análise Ergonômica do Trabalho é um documento elaborado a partir do estudo de processos, do ambiente e do envolvimento de pessoas, com o objetivo de melhorar o local de trabalho atendendo às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

É um documento base para auxiliar o RH a montar uma matriz de capacitação e criar procedimentos de inclusão social, pois permite ao mesmo visualizar a lacuna que existe entre o trabalho prescrito e o trabalho real.

Junto com o LTCAT, PPRA e PCMSO ele é a base mais importante no qual o profissional de SSO deveria focar suas ações e seu plano de gestão.

O laudo quando bem elaborado gera informações como descrição dos processos, análise entre a tarefa X atividade e consequentemente a classificação do risco ergonômico, o que ajuda bastante ao setor jurídico da empresa em aspectos como: Caracterização quanto ao desvio ou acúmulo de funções, Nexo Técnico, FAP/SAT, abertura de CAT, bem como a contabilidade no preenchimento dos 58 itens do E- Social.

É o maior investimento que uma empresa pode fazer para seus funcionários; dar condições de trabalho e garantir os recursos necessários para o desempenho da função.

Com isso a empresa consegue os princípios de uma produção enxuta que reduz os aspectos que não agregam valor ao produto, quando a metodologia aplicada integra dois conceitos: Ergonomia + Melhoria do processo.

Essa é a melhor forma de balancear produtividade com saúde e segurança, trazendo melhorias de conforto e adequação do ambiente. Além disso se tem ganhos com outros aspectos como a Ergonomia Cognitiva, Eficiência na prevenção de fadigas em trabalhos de precisão, bem como ajudam os gestores na tomada de decisão.

Agende agora mesmo uma visita, pensou em Análise Ergonômica do Trabalho, procure um profissional capacitado.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...