domingo, 28 de julho de 2019

SMS realiza capacitação sobre prevenção de acidentes e exposição à material biológico aos profissionais da rede municipal


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta sexta-feira (26), no auditório do Centro Administrativo Municipal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), uma capacitação sobre Acidentes Perfuro-Cortantes e exposição à material biológico para os profissionais de saúde rede municipal. O objetivo do evento é prevenir acidentes e orientar para a utilização do equipamento de biossegurança.

A capacitação, que faz parte do programa de Educação Permanente na Rede de Saúde de João Pessoa é destinada aos profissionais da Atenção Básica, que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), como enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e dentistas, além dos residentes multiprofissionais da área de enfermagem, da rede municipal.

O curso é uma parceria entre a Gerência de Educação na Saúde, Atenção Básica, Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Instituto de Previdência do Município (IPM), destinado à qualificação para a prevenção de acidentes perfuro-cortantes e orientação ao cuidado do manejo com o material biológico.

De acordo com Davy Alves, coordenador da Gerência de Educação na Saúde (GES), a iniciativa tem como base a continuidade da Educação em Saúde e a necessidade de atualização constante desses profissionais. “Com isso, visamos garantir a seguridade desses profissionais e a qualidade do atendimento aos usuários assistidos nos serviços da rede municipal”, explicou.

A capacitação é de caráter preventivo, os riscos para acidentes, com o intuito de diminuir ao máximo os riscos para acidentes e para que os profissionais de saúde possam se conscientizar da importância de usar os equipamentos de biossegurança. “Visamos orientar adequadamente os profissionais que atuam na rede de assistência, resgatando e fortalecendo os cuidados preventivos, que podem ocorrer com manuseio incorreto dos equipamentos e insumos”, completou o coordenador da GES.

Cerest – O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador também desenvolve atividades de fiscalização direcionadas à prevenção e promoção da saúde. Essas ações incluem: parceria com a Vigilância Sanitária sobre condições insalubres de trabalho; inspeções nos ambientes e processos de trabalho a fim de evitar danos à saúde dos trabalhadores; investigação de mortes por acidentes de trabalho, articulando a rede de proteção através do Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, envolvendo as representações sindicais e suas centrais; e notificação de acidentes de trabalho.

O serviço está localizado na Rua Alberto de Brito, S/N, bairro de Jaguaribe – dentro do Cais Jaguaribe. Para o agendamento da consulta, o usuário deve ligar para o número 3218-7114 ou ir pessoalmente à sede do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...