Laercio Silva
Jornalista especializado em segurança no trabalho, ergonomia
aplicada e higienista ocupacional.
A
segurança dos carros elétricos em prédios é um assunto complexo que envolve várias
questões, como a instalação dos carregadores e a prevenção de incêndios. É
importante que a instalação seja feita por profissionais qualificados, seguindo
normas técnicas e regulamentações, autorizações e aprovações em assembleia com
a co-propriedade, o condomínio também deve ter um plano de gerenciamento de
energia.
Garantir
a segurança é fundamental seguir as normas técnicas brasileiras, ABNT NBR
17019, seguindo regras, manter distância entre as vagas com carregadores e as
demais vagas, ter ventilação adequada nos subsolos, equipamentos de emergência
como extintores de incêndio e disjuntores DR, e uma infraestrutura elétrica
capaz de suportar a carga adicional de energia.
Além
disso, é importante estar atento às leis e regulamentações locais e nacionais,
que estabelecem regras para o uso dos pontos de carregamento e exigem estudos
para avaliar a viabilidade da instalação. A segurança contra incêndio é uma
preocupação, pois não há extintor apropriado para o combate.
A
Nota Técnica aborda os riscos identificados pelo Conselho Regional de
Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE) em resposta ao Ministério Público
do Estado de Sergipe.
O
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE), em resposta
ao Ministério Público do Estado de Sergipe apresentou Nota Técnica sobre os
riscos de incêndio em baterias de lítio de veículos elétricos em edificações
existentes.
1.
CONTEXTUALIZAÇÃO
O
aumento da frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil, incluindo Sergipe,
levanta preocupações sobre os riscos de incêndio durante a recarga desses
veículos em edificações existentes. As edificações não foram projetadas
considerando esses riscos, especialmente em ambientes fechados ou cobertos.
2.
ANÁLISE TÉCNICA
2.1
Impactos estruturais potenciais
Os
incêndios em baterias de lítio apresentam riscos específicos para as
edificações, devido ao calor intenso gerado e à dificuldade de extinção. Isso
pode comprometer a integridade estrutural das edificações, levando a potenciais
colapsos.
2.2
Normas técnicas
É
necessário reformar as normas técnicas para incluir a segurança em edificações
de alvenaria estrutural em situações de incêndio.
3.
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS
Recomenda
que a recarga de veículos elétricos seja feita em estações de recarga ao ar
livre, afastadas de edificações. Isso visa evitar riscos de incêndio e colapso
estrutural.
4.
FUNDAMENTAÇÃO NORMATIVA
A
Nota Técnica baseia-se em normas técnicas relacionadas à resistência ao fogo e
segurança em edificações.
A
seguir, apresentamos o resumo do conteúdo da Nota Técnica nº 001/2025 do
Crea-SE.
AVALIAÇÃO
DE SEGURANÇA NA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM EDIFICAÇÕES EXISTENTES.
A
Nota Técnica nº 001/2025 do Crea-SE avalia os critérios de segurança para
recarga de veículos elétricos em edifícios já existentes, com foco na prevenção
de incêndios em baterias de lítio. Em particular, a nota destaca a importância
de evitar a recarga em condomínios e edifícios com garagens subterrâneas ou sob
pilotis, independentemente do número de pisos.
Detalhes
do Conteúdo:
-
Análise de Riscos: A nota técnica analisa os riscos estruturais relacionados à
recarga de veículos elétricos, especialmente o risco de incêndio devido a
falhas nas baterias de lítio.
-
Recomendações: Recomenda-se evitar a recarga de veículos elétricos em garagens
subterrâneas ou sob pilotis devido aos riscos de propagação do fogo.
-
Contexto: O objetivo da nota técnica é orientar sobre a segurança na instalação
e uso de estações de recarga de veículos elétricos em edifícios já existentes,
considerando a crescente adoção desses veículos.
-
Impacto: A nota técnica visa alertar os responsáveis por edifícios sobre os
riscos da recarga de veículos elétricos e promover a adoção de medidas de
segurança adequadas.
- Legislação e Normas: A nota técnica leva em consideração normas técnicas e legislações vigentes, como a lei 17.336/2020 de São Paulo, que exige infraestrutura para recarga em novos empreendimentos.
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