quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Campanha “Setembro Amarelo” no Acolhimento do Samba

 

Por Laercio Silva

Jornalista especializado em segurança no trabalho, ergonomia aplicada e higienista ocupacional.

O Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB) organizou, nesta terça-feira (30), às 9h, o evento intitulado “No Acolhimento do Samba”, em Campina Grande. Encontro, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) com participações de representantes de diferentes cidades da Paraíba, um momento de aprendizado e compartilhamento de experiências. A condução ficou por conta dos procuradores Dr. Rogério Sitônio Wanderley, Dra. Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, Dr. Marcos Antonio Ferreira Almeida e coordenadora da Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município Dra. Anna Karla Solto Maior, com a palestra da psicologia clínica e psicologia organizacional Josiplessis Barros de Pontes Marques, que abordou os efeitos do assédio no local de trabalho, o impacto mental gerado por essas condutas e as estratégias para combatê-las. A atividade contou com a colaboração da Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município.

O MPT-PB informou que, em média, recebe duas denúncias diárias de assédio no trabalho, totalizando 233 registros apenas nos primeiros seis meses deste ano, sendo 216 de assédio moral e 17 de assédio sexual. O evento foi uma maneira de concluir as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, que se dedica à Saúde Mental no Trabalho, promovendo reflexões sobre a saúde mental nos ambientes profissionais. Embora o mês tenha chegado ao fim, à preocupação com o bem-estar mental deve ser uma constante. A OAB esteve presente, representada pela Dra. Sarah Raquel Aires, Diretora da Subseção Campina Grande, que reafirmou o compromisso da entidade com a valorização da vida e a promoção da saúde mental na região.

Para encerrar as ações do Setembro Amarelo, foi criado o evento "No Acolhimento do Samba", que oferece um espaço de escuta, arte e cuidado. O encontro reuniu psicologia, música e risadas, promovendo sensibilidade e acolhimento, com o apoio da Secretaria de Cultura de Campina Grande, o evento destacou a importância da cultura como ferramenta de cuidado com a saúde mental, empatia e resistência, evento significativo que reforça o compromisso com a dignidade e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Cuidar daqueles que constroem nossa sociedade diariamente é um ato de amor, justiça e respeito ao ser humano. 

Registro fotográfico e vídeos








quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Convite para participação no Congresso Paraibano da AMEAG-PB

Recebemos um oficio convite da AMEAG-PB para participar de um Congresso, o que nos deixou muito honrado.

CEO do Blog Laercio Silva, participa da abertura do 1º Congresso Paraibano da AMEAG-PB, a seguir na matéria apresentamos as informações sobre participação.

 

A

Laércio Silva

 

Assunto: Convite para participação no Congresso Paraibano da AMEAG-PB

 

A Associação de Mulheres Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas da Paraíba (AMEAG-PB) vem, por meio deste, apresentar seus cumprimentos e convidá-lo para participar do nosso Congresso Paraibano da AMEAG, que será realizado em 26 de setembro de 2025 na cidade de João Pessoa – PB.

O evento reúne profissionais, lideranças e estudantes de diversas áreas das engenharias, agronomia e geociências, com o objetivo de promover o debate sobre os desafios, avanços e a valorização da mulher nas profissões técnicas.

Sua presença neste congresso será motivo de grande prestígio para todos os participantes

Agradecemos profundamente por sua atenção e aguardamos com esperança e entusiasmo a possibilidade de contar com sua presença neste encontro transformador.

Com estima e respeito,


Kátia Lemos Diniz

Presidente da Ameag PB.


Participação

O presidente da ASTEST PB Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba Laercio Siva, participou na manhã desta sexta-feira (26) da abertura do 1º Congresso Paraibano da AMEAG-PB, organizado pela presidenta da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (AMEAG-PB), engenheira Kátia Diniz. O evento acontece nos dias 26 e 27 de setembro no auditório da UNINASSAU, em João Pessoa PB.

Com o objetivo de valorizar o protagonismo feminino fomentar o empreendedorismo e debates sobre os principais desafios e oportunidades nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, o congresso reúne profissionais, diretores do CREA e da MÙTUA, professores, instrutores, estudantes e lideranças do setor.

Na programação Inclui palestras, painéis e atividades voltadas à inovação, sustentabilidade, dinâmica de grupo e liderança. Durante o evento foram apresentados os seguintes temas:

Papel da Engenharia na COP 30 e suas perspectivas;

Empreendedorismo na engenharia: da solução técnica ao negócio de sucesso;

Sustentabilidade e planejamento territorial;

Energia renovável no saneamento: biogás como vetor de sustentabilidade em ETEs Estação de Tratamento de Efluentes;

Engenharia com propósito: técnica da liderança com confiança.

O CEO editor do blog reafirma o compromisso de divulgar ações voltadas para segurança e saúde do trabalhador (a), promover a valorização dos profissionais prevencionistas que contribuir significativamente para o progresso do setor das engenharias em especial a de segurança do trabalho.

Sigam nossas redes sociais

https://www.instagram.com/laerciojsilva/

https://www.youtube.com/@bloglaerciosilva5597

https://www.facebook.com/laerciojsilva


 

x

A Polícia Civil prendeu uma engenheira ambiental

Por Laercio Silva

Jornalista especializado em segurança no trabalho, ergonomia aplicada e higienista ocupacional.

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (1º), uma engenheira ambiental suspeita de fraudar mais de 230 processos de licenciamento ambiental que permite a proprietários de terrenos em áreas de preservação solicitar dispensas de licenças ambientais ao longo de cinco anos.


Ela inseria informações falsas no sistema do Instituto Água e Terra para liberar obras em áreas de preservação, além dela, um responsável técnico também foi preso. As prisões fazem parte de uma força-tarefa que cumpriu sete mandados contra suspeitos de cometer irregularidades no sistema do governo estadual, as fraudes teriam beneficiado empreendimentos imobiliários, resultando em desmatamento e construções irregulares e também conseguiu liberar a construção de um tanque de água PA criação de peixes em área protegida emitia laudos que permitia o descarte irregular de resíduos. Viabilizou o desmatamento de cerca de 300 mil metros quadrados de mata nativa construção de empreendimentos em áreas de proteção ambiental e até em reservas hídricas que colocavam em risco das nascentes responsáveis pelo abastecimento da região de Curitiba a investigações apontam que suspeita usava documentos falsos e até nomes de pessoas mortas para liberar obras. A engenheira teria lucrado cerca de R$ 2 milhões com o esquema. A polícia apura pelo menos seis casos semelhantes e as penas podem chegar a 20 anos de prisão. A engenheira, identificada como Elisa Caroline Soares, postava nas redes sociais conteúdos em defesa do desenvolvimento sustentável, mas foi presa por suspeita de fraudar licenciamentos ambientais. 

Assista ao vídeo com a reportagem

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...