Hoje tivemos uma notícia muito boa!
Os
alunos de um colégio de ensino médio foram premiados com palestra sobre o uso
de Inteligência Artificial IA nas atividades escolares nos preparativos para o
Exame Nacional do Ensino Medio - ENEN.
Thales
Gutemberg um dos palestrantes universitários da Uninassau nos conta sobre os
cuidados para essa ferramenta ser de fato confiável!
A
percepção dos alunos pode tanto indicar
uma
solução quanto refletir a ideia errônea de que estudar não é necessário ao
utilizar IA.
Muitos
estudantes vêem a IA como uma ferramenta que facilita as tarefas escolares e
torna o aprendizado mais dinâmico e interativo, mas isso nem sempre se traduz
em um aprendizado efetivo, podendo levar a uma dependência da tecnologia para
realizar tarefas sem aprofundar o conhecimento.
Os
alunos do ensino médio podem usar as IAs em suas atividades para complementar o
aprendizado, como:
-
Auxílio na pesquisa de conteúdos complexos, tornando matérias mais acessíveis;
-
Personalização do estudo com tutores virtuais ou sistemas que adaptam o conteúdo
às suas necessidades;
-
Exploração da criatividade por meio de ferramentas que geram imagens, textos ou
códigos para projetos escolares
-
Desenvolvimento do pensamento crítico ao analisar e validar as informações
geradas pela IA;
Para
isso, é importante que o uso da IA seja orientado com critérios, escolhendo as
ferramentas adequadas para os objetivos educacionais e promovendo o uso da
tecnologia como suporte, não substituto, do estudo e do esforço próprio do
aluno.
Essa
abordagem inclui cuidados com a integridade acadêmica, para que a IA não sirva
para fraudes, e a preocupação com o acesso desigual à tecnologia, que pode
ampliar desigualdades educacionais caso não seja bem utilizada.
Engenheira
Eletricista
Energia
em Pauta
Registro fotográfico
Bom dia, Gláucia!
ResponderExcluirA IA deveria ser entendida como "INFORMAÇÃO ARTIFICIAL".
Para quem sabe usá-la e tenha CONHECIMENTO, a IA é uma excelente ferramenta.
O crescimento do CONHECIMENTO necessita da INTELIGÊNCIA HUMANA (IH) para conectar os neurônios e CRIAR senso crítico para poder discernir o que é correto com base em informações verdadeiras além do SENTIMENTO, o qual é criado pela experiência e estudo detalhado dessas informações.
O "conforto" aos jovens promovido ela IA (Informação Artificial) fazem com que eles apliquem sem o "esforço" de pensar, o que pode reduzir as conexões neuroniais e, consequentemente, o cérebro, o que pode afetar as INOVAÇÕES.
Ou seja, o uso da IA deveria ser para pessoas com CONHECIMENTO e não para pessoas ainda em FORMAÇÃO.
Herivelto Bronzeado