sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Reflexao da Semana: Reduzindo meus Conflitos com o Proximo


Texto bíblico: Filipenses 2:1-8; Jo. 13:34-35

Uma das maiores causas conflitos entre nós são relacionamentos problemáticos, cheios de disputas e intolerâncias. Quando se busca a unidade, uma grande parte destes conflitos são reduzidos ou desaparecem. Veja se não é assim: negocios bem sucedidos a empresa tem que estar unida, um time de futebol bem sucedido deve haver unidade, um governo bem sucedido requer unidade, uma família bem sucedida tem que ter unidade, uma igreja bem sucedida tem que ter unidade. A redução dos conflitos passa pelo meu querer, primeiramente.

Mas, como EU reduzo meus conflitos com o próximo?

1. Desfazendo todo Clima de Competição
Nossa sociedade ensina algo terrível, preste atenção, ela nos ensina algo chamado de “satisfação instantânea” "quero sempre sair na frente" Conforme nos alerta Tiago: “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?” (Tg 4:1) Reduza o instinto de competição, ele acaba lhe prejudicando na vida e não é o propósito de Deus pra você.

2. Me despindo de todo o Orgulho
Tem uma pessoa que lhe acompanha desde muito tempo, e esse relacionamento é um pouco complicado. Ele lhe instiga a fazer o que você não pode, a comprar o que nem precisa, a dizer o que você as vezes nem quer.. a se comportar equivocadamente... Esse sujeito acaba com um... adora um carinho... o nome dele? EGO...
Assim diz a Palavra de Deus: “Nada façais por contenda ou por vanglória (orgulho), mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Fp. 2:3) Livre-se deste sentimento maligno chamado Orgulho!

3. Diminuindo meu Criticismo
Ser crítico não significa necessariamente algo de mal. O lado negativo disso é o criticismo. É quando existe quase que uma compulsão pela crítica. Você conhece gente assim? Você é assim?
Veja o que nos diz Tiago: “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga... Mas quem é você para julgar o seu próximo? (Tg 4:11, 12b) . Eu e você devemos ser mais “outro centrado” do que "auto-centrado"

4. Demonstrando minha Consideração
Todo conflito que envolve o ser humano, de alguma forma passa pela falta de consideração... isso significa que eu considero pouco a situação e as pessoas. “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Fp. 2:4).
Olhe para o próximo esta semana sob uma nova ótica. Pense no que pode tê-lo levado a agir assim e reaja demonstrando consideração .

5. Desenvolvendo a Atitude de Cristo em mim
Atitude é o que determina minha maneira de pensar e, consequentemente minha maneira de agir. Não é um gesto, uma reação apenas... ela vem se formando em nós há muito tempo, tem a ver com nosso passado, com a formação de nossa vida como um todo...
Portanto na resolução de conflitos observe a importância da palavra “Atitude” . A pergunta que deve ser feita é: “Qual a atitude que eu devo tomar?”.

"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus...que esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens". (Fp. 2:5-7).

Esse é o X da questão... nos conflitos da vida, queremos ser sempre juízes... Queremos sempre prevalecer... tomar a atitude de Jesus significa se esvaziar, se humilhar, dar a vez ao outro, "lavar os seus pés".
Você tem muita dificuldade de fazer isso?
Uma das grandes afirmaçõs da fé cristã é que “todos podem ser parecidos com Cristo” desde que o aceitem em suas vidas e façam dele Senhor de sua existência.

Decida hoje que tipo de vida você quer ter: uma vida conflituosa e tensa, ou um vida em unidade e tranquila na certeza de que Deus está lhe ajudando? A diferença está apenas em eleger quem está por detras de tudo, você, sozinho, lutando contra seus conflitos ou tendo ao seu lado Deus, na pessoa de Cristo guiando seus passos?

Ore ao Senhor para retirar de você o espírito competitivo, orgulho, criticismo, trazer consideração aos outros e lhe ajudar a desenvolver a atitude de Cristo.

Deus te abençoe, hoje e sempre!

Valdolirio Jr, Ministro Local
Igreja Anglicana - Comunidade Pentecostes
www.anglicanapentecostes.blogspot.com
Bairro dos Bancários - João Pessoa/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...