sábado, 11 de junho de 2011

SENAI realiza parceria com Governo Estadual


Na última terça-feira, 07/06, a Diretora Regional do SENAI da Paraíba, Maria Gricélia Pinheiro de Melo, recebeu a visita do Secretário de Educação do Estado, Afonso Celso Scocuglia. O encontro teve o objetivo de firmar parcerias entre o SENAI e o Governo Estadual, com a proposta de fortalecer e ampliar a educação profissional na Paraíba.
De acordo com Gricélia Pinheiro, através dessa parceria de caráter público-privado, o SENAI pretende utilizar a estrutura física de espaços estaduais que estejam ociosos, para a promoção de cursos profissionalizantes. Na oportunidade, algumas ações já foram definidas, como a realização de um curso de Mineração na cidade de Várzea, e outro na área de Petróleo e Gás no município de Sousa.

A principal ideia do acordo é ampliar o acesso ao ensino profissionalizante no interior do Estado. Para tanto, as ações serão realizadas através da articulação dos três Núcleos de Treinamento do SENAI/PB, localizados nas cidades de Sousa, Guarabira e Sumé.
Para alavancar ainda mais as ações, a Secretaria de Educação também deverá instalar outros três Núcleos de Treinamento em municípios do interior. As cidades que receberão esses Núcleos serão escolhidas a partir de um estudo das potencialidades de cada região. A ideia é utilizar essa análise para a elaboração de programas e ações voltadas à profissionalização dos paraibanos.

Segundo o Secretário Afonso Celso, a parceria irá permitir o crescimento da Paraíba, já que o projeto deve atender todo o Estado. ?A educação profissionalizante é sem dúvida uma ponte fundamental para que o jovem ingresse no mercado de trabalho. Tenho certeza de que a parceria entre o Governo e SENAI será um divisor de águas para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos.
Para Gricélia Pinheiro, a expectativa é de que as ações possam desenvolver cidades fora do eixo dos grandes centros urbanos. Não basta apenas nos concentrarmos nos grandes centros como João Pessoa e Campina Grande. Temos um Estado com 223 municípios que precisam ser apoiados por essas ações. Nosso maior objetivo é interiorizar a industrialização, formando jovens para o mercado de trabalho.

Todos os cursos oferecidos pela parceria entre SENAI e Governo serão ofertados de forma gratuita, já que o acordo consiste em uma composição de cooperação técnica e financeira entre os dois realizadores.
Informações adicionais: (83) 2101-5311
Fonte: www.fiepb.com.br
Fábio Barbosa
Téc. em Edificações e Seg. Trabalho
Gabriel Alves/ Campina Grande-PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...