segunda-feira, 20 de abril de 2015

FUNDACENTRO-PE marcou presença em seminário dos servidores públicos federais no Ceará

Embora a Constituição Federal (artigo 39 - §3º) estabeleça que o Estado deve garantir aos servidores públicos a redução dos riscos no trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança, o fato é que as questões relativas à saúde dos servidores ainda não constitui prioridade e só se torna problema quando um adoecimento ou acidente ocasiona a ausência no trabalho.

Por outro lado, a Portaria nº 3, de 07/05/2010, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, obriga os órgãos públicos federais a constituírem uma Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP).

Na realidade, a esmagadora maioria das entidades públicas ainda não cumpre essa determinação legal.

Todo este cenário foi tema da palestra de abertura do III Seminário de Saúde do Trabalhador, conduzida por José Hélio Lopes, educador da Fundacentro-Pernambuco.

Realizado no dia 11 de abril, o seminário contou com a presença de servidores pertencentes a vários órgãos federais e aconteceu na cidade de Russas, no Vale do Rio Jaguaribe, a 170 km de Fortaleza.

Foi o primeiro de uma série de eventos a serem promovidos nas outras regiões do estado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (Sintsef-CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...