segunda-feira, 13 de julho de 2015

Abertura da semana municipal de SST João Pessoa - PB

Informações: (83) 98822-1610 Laercio Silva 
                              98895-0450 Nivaldo Barbosa. 

Sobre o evento:


Semana Municipal de Saúde e Segurança do Trabalho em João Pessoa, instituída através da Lei de Nº 12.429/2012, de autoria do vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT).

Na última sexta-feira (10), realizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho na Paraíba (Sintest-PB), que abriu os trabalhos da semana prevencionista na Capital.

O evento realizado no auditório da Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Paraíba (Asplan-PB), contou com importantes palestrantes, renomados profissionais da área de SST, Adir de Souza Diretor do Sintespar / Fundacentro-PR e a Advogada Dra. Penha Batista, proferiram palestras sobre controle social em segurança do trabalho e assédio moral nas relações do trabalho.
 
Penha Batista, Edmilson Souza, Edir Souza, Nivaldo Barbosa, Rosicleia Fernandes, Rômulo Pereira e Aparecida Estrela.
“Como cidadão e parlamentar é muito gratificante ver que contribuímos legislando em prol de ações como essa de criação dessa semana de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, tão decorrentes no País e também no nosso Estado”, disse o Vereador Bira, que autor da Lei de N° 12.814/2014, denominada “Abril Verde”, pioneira no Brasil, que estabelece o mês de Abril como dedicado à realização de Campanha de Prevenção aos Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais junto à população da Capital.
Adir de Souza, Nivaldo Barbosa e Ubiratan Pereira.
O presidente do Sintest-PB, Nivaldo Barbosa, elencou os novos investimentos e conquistas da entidade em prol da sua categoria. “Mesmo com todas as dificuldades estamos lutando sempre por melhorias da nossa classe e é com alegria que neste encontro, garantido por lei municipal, anunciamos o lançamento da nossa Carteira de Identidade Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (TST’s), a parceria com o Plano de Saúde Hapvida para os associados e seus familiares, a contratação da assessoria jurídica para auxiliar nossa categoria, conquistadas com o importante apoio voluntário de todos que integram a nossa nova diretoria sindical do triênio 2015/2018”, ressaltou Nivaldo.

Na ocasião, ele também destacou a importância das leis de autoria do Vereador da Capital Bira Pereira, que contemplam o segmento prevencionista, e enfatizou que elas além de contribuírem para a conscientização dos trabalhadores no tocante à prevenção ainda colaboram diretamente junto com as empresas empregadoras e na redução de gastos do poder público com o tratamento de pacientes acometidos de doenças ocupacionais ou vitimados de acidentes do ambiente de trabalho.

“São importantes leis, pois trazem mais consciência no tocante à prevenção, a todos os atores sociais nesse processo, seja o trabalhador, o empregador e o poder público, que vai economizar recursos utilizados no atendimento de vítimas de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho. Eu inclusive sou um dos entusiastas da ‘Abril Verde’ e propago por onde passo que João Pessoa foi a pioneira em sua aprovação, e que hoje essa lei é realidade em quase 200 municípios de médio e grande porte do País”, observou Adir Souza, que também preside a Fundacentro no Paraná - um Centro Estadual de Pesquisa, que também fiscaliza ações de Saúde e Segurança no Trabalho.

Uma das palestras proferidas sobre “Assédio Moral nas Relações de Trabalho”, ministrada pela advogada e nova parceira na assessoria jurídica da entidade sindical, Penha Batista, orientou a categoria sobre como identificar um assédio moral e deu dicas sobre como as vítimas devem procurar os direitos na justiça e a reparação pelos danos patológicos sofridos com o assédio, tanto psicológicos quanto físicos.
 
Penha Batista e Adir de Souza.
“Todo exagero, ou ação repetitiva de agressão verbal, intimidação, perseguição, seja do seu patrão ou mesmo de outro colega de trabalho é caracterizado assédio moral e para combatê-lo não perca sua razão reagindo diretamente, se documente de provas e busque seus direitos na justiça”, destacou a profissional que também atuará com honorários de apenas 15% nas ações de integrantes da categoria.

Adir Souza, que esteve pela primeira vez na Paraíba, registrou em seu site as seguintes considerações:

“Parabéns aos Companheiros NIVALDO BARBOSA Presidente do Sindicato dosTécnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba e sua Diretoria pelo Evento em plena sexta-feira a tarde lotar uma Auditório. OBRIGADO pela Surpresa ao final da Palestra com um Bolo pela passagem de meu Aniversário com direito a PARABÉNS cantado por um auditório Inteiro foi muito emocionante, eu da minha Pequena Amada CÊRRO AZUL minha Terra natal nem nos mais ousados sonhos iria imaginar que este lindo momento iria acontecer na minha vida, do outro lado de nosso país a mais de 3.000 km de distância da minha cidade. Agradeço a presença do Vereador Bira autor da Lei que criou o mês de Abril - o mês da Prevenção de acidentes e doença relacionadas ao Trabalho em João Pessoa. Momento que irei guardar para resto de vida com muito carinho no meu coração, além da Surpresa ainda teve o “Bonequinho do bolo” com a camiseta do ABRIL VERDE, e ainda recebi presentes sem contar o carinho que todos me receberam, ficarei eternamente grato a todos Nivaldo e sua Esposa Érika, ao companheiro Laércio Silva, a Dra Estrela - Presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança da Paraíba, e repito aqui o que falei ao final da Palestra: a palavra que estará sempre e minha mente aos colegas de João Pessoa será GRATIDÃO, GRATIDÃO GRATIDÃO...”

Adir de Souza, Aparecida Estrela, Laercio Silva e Nivaldo Barbosa.
Nova Diretoria Sintest-PB triênio 2015/2018, Joelma Neves, André Luiza, Lucidalva Santos, Rubens Lima, Nivaldo Barbosa, Valentima Maia, Ronaldo Lopes, Cristiano Porfirio,  Ivanilda Marinho, Antonio Matias. e Rosicleia Fernandes.
O encontro teve o apoio da Federação dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), da União Geral dos Trabalhadores (UGT), da Asplan, da Central de Aulas, da Faculdade e Escola Técnica Unepi, do Sintricom-JP, da Ponto Oriental Seguros, do Blog Laercio Silva e da Aest-PB.
Participantes.

Diretoria
Presidente 
José Nivaldo Barbosa de Sousa
Vice-Presidente
Rosicleia Fernandes Santos Silva
1º Secretário 
Kleber Ferreira Junior
2º Secretário 
Mônica Mendonça R Cordeiro
1º Tesoureiro 
Valentina Andrade Maia
2º Tesoureiro
 Jefferson Carlos Souza Costa
1º Diretor de treinamentos e capacitação
Rubens Constantino de Lima
2º Diretor de treinamentos e capacitação
Raimundo Nonato de Sousa Silva
1º Diretor de Assuntos Jurídicos/intersindical
Joelma Ferreira Neves
2º Diretor de Assuntos Jurídicos/intersindical
Clécio de Assis da Silva
1º Diretor de comunicação e Imprensa
Ronaldo Roberto de Paiva Lopes
2º Diretor de comunicação e Imprensa 
André Luiz Silva Santos
1º Diretor de Eventos e lazer 
Cristiano Porfírio Gonçalo
2º Diretor de Eventos e lazer
 Ivanilda Marinho Pacheco

CONSELHO FISCAL
TITULAR SUPLENTES
 Antônio Matias Sobrinho Antonio Canuto Gomes Filho
Fabio Luciano Emmnuel de Lima Lira Luis Fabiano Gomes Sabino
Renato Zacarias de Oliveira Filho Lucidalva dos Santos Bezerra

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO A FENATEST

TITULAR- José Nivaldo Barbosa de Sousa
SUPLENTE- Rosicleia Fernandes Santos Silva


Mais fotos em nosso facebook Laercio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...