quarta-feira, 29 de julho de 2015

Workshop disponibiliza informações sobre saúde e segurança do trabalho

Trabalhadores do transporte de cargas perigosas e representantes de instituições prestadoras de serviços de urgência e emergência participaram do 1º Workshop de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, promovido pelo Sintest/MS (Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e Sesi, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).

A técnica do Sesi, Luana Gonçalves, destacou a importância da formação continuada dos trabalhadores com foco na segurança e saúde, tendo em vista a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, a redução dos acidentes de trabalho. “É papel do Sesi atuar nessa conscientização sobre a necessidade de se trabalhar com segurança estando atento ao seu ambiente de trabalho”, declarou.

O vice-presidente do Sintest/MS, Roberto Santana dos Santos, afirmou que o workshop possibilita o diálogo e a troca de experiências na gestão de saúde e segurança. “O evento busca discutir esses desafios e a importância do comprometimento na prevenção de riscos e acidentes no ambiente operacional”, comentou.

A programação contou com o curso sobre brigada de incêndio e primeiros-socorros ministrado por Sérgio Lopes da Costa, diretor da Fenix, que é um centro de capacitação e treinamento na área. “A segurança deve ser um dos principais valores de uma empresa, que deve sempre buscar reforçar os procedimentos de saúde e segurança”, disse. Já o curso sobre direção defensiva (prevenção de acidentes) foi ministrado pelo técnico do Sest/Senat, Herivelto Moises. “O respeito, a cortesia e o bom senso devem sempre prevalecer, porque em alguns casos não basta só obedecer as leis de trânsito”, falou.

O motorista da Pauli Metalúrgica, Maicon Santos da Silva, buscou o curso para se aperfeiçoar e disse que sempre há novidades para se informar. “Essa reciclagem é importante e agrega no dia a dia do trabalho”, afirmou. Já o técnico em segurança Argeu Dantas Maciel, que atua no ramo da construção civil quer levar as informações para o canteiro de obra. “Aqui conseguimos informações atualizadas para aplicar no trabalho para sempre atuar na prevenção dos acidentes”, pontuou.

Evento

Curso sobre NR 33 (Norma Regulamentadora), que trata sobre segurança no trabalho em espaços confinados, e NR 35, que trata sobre segurança no trabalho em altura. Já no período da tarde, foi realizado um grande exercício simulado de acidente rodoviário com produtos perigosos, com a participação de todos os envolvidos, desde PRF e Corpo de Bombeiros até os trabalhadores.

O evento tem como público alvo trabalhadores da área de líquidos e combustíveis inflamáveis, da indústria da construção civil e pesada, da indústria sucroenergética e de indústrias diversas. O workshop também busca abranger representantes da PRF, Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Grupo de Patrulhamento Aéreo, engenheiros de segurança, técnicos e tecnólogos de segurança no trabalho, ergonomistas, terapeutas ocupacionais, médicos do trabalho, acadêmicos de engenharia e estudantes de cursos técnicos e tecnólogos de segurança no trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...