segunda-feira, 24 de abril de 2017

Abril Verde faz alerta para a segurança do trabalho em Petrolina, PE

Neste mês é comemorado o Abril Verde. Um alerta para a segurança do trabalho. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram registrados pela Secretária de Saúde, 132 casos de acidentes graves no trabalho. Na cidade, serão realizados seminários, reuniões em entidades e fóruns na região.

De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Patriota, a data foi estabelecida, porque no dia 28 de abril é o dia em memória às vítimas de acidentes de trabalho. "Tiramos o mês de abril para discutir com a sociedade, através de seminários, de reuniões, esse problema que ainda aflinge o país e alertar para a importância de prevenir os acidentes falando de medidas de saúde no trabalho", explica.
A procuradora ressalta que os índices de acidentes do trabalho são alarmantes. De acordo com o anuário da Previdência Social de 2015, naquele ano, houveram 600 mil acidentes de trabalho no Brasil. Para ela, existe um grande problema que é a não notificação dos acidentes. "O grande problema é ainda no comércio, construção civil e na área rural, com o uso indiscriminado de agrotóxico", conta.

A empresa é obrigada a emitir toda Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) em casos de acidentes típicos: quedas, choques elétricos, mutilação, perfuração. Além do caso das doenças de trabalho adquiridas por exposição de substâncias químicas, físicas, biológicas ou radioativas.
O trabalhador pode receber uma indenização por danos materiais e morais. Basta mover uma ação na Justiça do Trabalho. Neste caso, é importante procurar o sindicato da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...