quinta-feira, 13 de abril de 2017

Programação do Abril Verde segue com palestra na Universidade Federal da Paraíba

Como parte da programação do Abril Verde na Paraíba, o Sinait e Auditores-Fiscais do Trabalho participaram nesta sexta-feira, 7 de abril, de um ciclo de palestras no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, no campus I, em João Pessoa. Uma das palestras foi ministrada pelo Auditor-Fiscal José Ribamar Rodrigues Gomes, com o tema “Experiência da Auditoria-Fiscal do Trabalho na Prevenção de Acidentes”. A Delegada Sindical no Estado – DS/PB, Maria da Paz Bezerra do Nascimento, e os Auditores do Trabalho Carlos Castor e Soraia Cavalcanti, também marcaram presença.
Coordenador do Projeto de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho – SRT/PB, o Auditor José Ribamar apresentou, a um público formado em sua maioria por estudantes de engenharia, as ações da Inspeção do Trabalho no Estado na prevenção e fiscalização dos acidentes e doenças do trabalho. Falou ainda do arcabouço legal que trata de trabalho digno e seguro, desde a Constituição Federal, passando por convenções internacionais e leis nacionais, até o Regulamento da Inspeção do Trabalho e as diversas normas regulamentadoras. Além disso, abordou prevenção e levantamento de acidente de trabalho.
Na sequência, o Auditor-Fiscal do Trabalho tratou do modelo do tripartismo no Estado, com a participação de Comitês da Construção Civil, da Comissão Permanente Regional Rural, do Programa de Gestão Compartilhada – PGC, e do Grupo Rural da Paraíba. Relatou ainda os diversos fóruns e projetos em parceria com instituições que contribuem para o fortalecimento da prevenção e fiscalização dos acidentes de trabalho.
“O Abril Verde na Paraíba é gigantesco, contando com a atuação de diversas instituições que, em parceria com a Auditoria-Fiscal do Trabalho, estão empenhadas no desenvolvimento de experiências voltadas à prevenção das doenças e acidentes de trabalho”, observou José Ribamar. Algumas dessas experiências são o Programa de Controle de Vínculos dos Profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – Sesmt, a notificação indireta de empresas de um mesmo segmento econômico associada à palestra técnica, menções e certificados da atuação dos profissionais de segurança e saúde no trabalho, e parcerias com escolas de formação de técnicos de segurança do trabalho.
Ainda entre as experiências de prevenção existem ações voltadas à área rural no tocante ao respeito às normas para manuseio de agrotóxicos e das embalagens vazias, ao setor energético, abrangendo usinas, a hospitais, às empresas de coleta de lixo e ao setor da construção civil. Desde 2011, existe um prêmio regional concedido às empresas que cumprem as normas. “É uma forma de reconhecer quem faz sua parte de forma correta”, afirmou José Ribamar.
O Ministério Público do Trabalho – MPT/PB e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/PB também integraram o ciclo de palestras.

Para conhecer mais da programação do Abril Verde na Paraíba, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...