quarta-feira, 26 de abril de 2017

MPT-PB promove exposição fotográfica “Trabalhadores”

Abril Verde: Pela Saúde e Segurança no Trabalho.
MPT promove exposição fotográfica “Trabalhadores”, em João Pessoa-PB.

Abertura aconteceu às 17h desta terça-feira (25) na sede do Ministério Público do Trabalho na Capital, as 24 fotos ficarão expostas até 12 de maio das 8h às 16h30; Após esse período, percorrerá órgãos em várias cidades da Paraíba.

A partir desta terça-feira (25/4), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) promove a exposição fotográfica “Trabalhadores”. A mostra está sendo realizada em vários Estados do País em alusão ao Movimento Abril Verde e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de medidas preventivas que garantam a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A abertura da Mostra acontecerá às 17h, na sede do MPT (na Avenida Almirante Barroso, 234), no Centro da Capital, onde ficará exposta até o dia 12 de maio. Após esse período, percorrerá várias cidades da Paraíba. As fotografias estão expostas no Hall de entrada do edifício sede do MPT-PB. “A exposição será itinerante, vai percorrer diversos órgãos no Estado, para conscientizar a sociedade sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro. Em junho, ela estará aberta em Campina Grande, durante o ‘Maior São João do Mundo’”, informou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, uma das organizadoras do Movimento Abril Verde na Paraíba.

Sobre a exposição

A exposição apresenta as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas ao meio ambiente laboral. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT.

A exposição é realizada, simultaneamente, nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília.

Números

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a 15 dias.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

A cada hora - 3 trabalhadores na Paraíba são afastados das suas atividades por doenças e acidentes de trabalho.

Por dia - São 74 afastamentos, em média.

Só em 2015 - Foram concedidos cerca de 27 mil benefícios na PB (auxílio doença e auxílio doença por acidente do trabalho), média de 2 mil trabalhadores doentes por mês, segundo o INSS.

Gastos de R$ 280 milhões - Foram gerados aos cofres públicos e parte disso poderia ser evitado com prevenção.

(Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social INSS)

NA PARAÍBA – Acidentes de trabalho

Mais de 5 mil acidentes de trabalho são registrados todos os anos.

Mais de 70% - das vítimas são do sexo masculino com idade entre 20 e 44 anos.

Portanto, trabalhadores jovens, que estão em plena idade produtiva, o que gera grande prejuízo econômico e social aos cofres públicos e a toda sociedade.

(Fonte: Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2013).

Por: Henriqueta Santiago
Giovana Ferreira – estagiária
Ascom / MPT


Registro fotográfico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...