quinta-feira, 22 de junho de 2017

9º Ciclo de Conscientização aborda a saúde e a segurança do fumicultor

Seminário contou com a participação de 480 pessoas entre fumicultores e representantes das fumageiras.

Desde a primeira edição, realizada em 2009 em Venâncio Aires e de forma itinerante, o Sindicato Interestadual das Indústrias do Tabaco (SindiTabaco), promove o Ciclo de Conscientização dos fumicultores.

O primeiro de 2017 e o nono no geral ocorreu na tarde desta terça-feira, 20, no Palco do Super Lenz, no Parque Municipal do Chimarrão e teve como tema a saúde e a segurança do fumicultor e a proteção da criança e do adolescente.

O presidente do SindiTabaco Iro Schünke, abriu o seminário, lembrando da primeira edição realizada em 2009 em Venâncio Aires e falou da satisfação de reencontrar os fumicultores, que são o público-alvo do seminário e, aprofundou os temas do ciclo. Salientou a importância dos produtores cuidarem de sua saúde, devendo usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sempre que forem trabalhar no tabaco, em qualquer estágio da cultura.

Para desenvolver o ciclo, o SindiTabaco conta com a parceria da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e segundo o vice-presidente Marco Antônio Dornelles, o evento é importante para toda a cadeia produtiva do tabaco, que não está separada de outras culturas e atividades. Dornelles também abordou os dois temas do seminário, que são desenvolvidos pelas empresas, que têm a obrigação de treinar os seus orientadores para os aspectos da saúde e da segurança e da erradicação do trabalho infantil com os integrados.

O prefeito Giovane Wickert frisou que a cadeia produtiva do tabaco mostra organização e conta com parcerias de diversas entidades para desenvolver diversos programas, como a diversificação que ocorre nas pequenas e médias propriedades. Wickert confirmou que no mês de outubro próximo, Venâncio Aires sediará a primeira edição da Festa de Abertura da Colheita de Tabaco, que será desenvolvida em parceria com o SindiTabaco, Afubra e Governo do Estado.

Trabalho infantil

O palestrante e procurador jubilado do ministério do Trabalho Veloir Fürst, aprofundou a questão do trabalho infantil nas lavouras, e não somente nas de tabaco. Detalhou o que é o trabalho infantil, explicando o que é e o que não é permitido às crianças e adolescentes fazerem. 'O importante é conceituar o que é o trabalho infantil e que são as atividades de afazeres domésticos', acentuou. Acrescentou que desde que foi assinado o Termo de Ajuste de Cooperação entre as entidades representativas dos fumicultores e o ministério do Trabalho, houve muitos e significativos avanços nesta área, pois os pais, cumprindo as determinações das integradoras, estão cumprindo a legislação.

Fonte

Foto: Edemar Etges / Folha do Mate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...