segunda-feira, 25 de setembro de 2017

CONEST Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho.

De 20 a 22 de setembro o auditório do Sebrae, em João Pessoa-PB, aconteceu o 19º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - CONEST, que nesta edição teve como tema “Segurança do trabalho a serviço da sociedade”, objetivando promover o debate entre engenheiros de segurança do trabalho de todos país sobre as principais questões que afetam a área, visando avanços nas melhorias das condições de trabalho e eficácia na gestão, buscando fortalecer ainda mais a integração da classe e o relacionamento entre as associações de engenharia de segurança dos diversos estados, com destaque para a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho - ANEST. Por fim, o evento pretende estreitar o relacionamento das entidades do setor com o sistema CONFEA/CREA.    
O evento apresentou palestras sobre boas práticas, para evitar acidentes de trabalho, impacto da terceirização na reforma trabalhista. Além disso foram realizados dois cursos com duração de oito horas, Gestão da Engenharia de Segurança do Trabalho, ministrante Jacque Sherique - Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Ex- Vice-Presidente do CONFEA, Membro do Conselho de Administração da Fundacentro, Consultor Oficial da OIT, Vice-Presidente do Crea-RJ, Ex Presidente da Sobes-RIO, Presidente da ABPA, autor da Portaria que instituiu o Mapa de Riscos no Brasil e autor dos livros técnicos: Aprenda como Fazer PPP, PPRA-DA, PCMAT, PGR, LTCAT, Mapas de Riscos e SAT/FAP e Consultor em Empresas. Perícia Trabalhista ,ministrante Edwar Abreu Gonçalves - Engenheiro de Segurança do Trabalho, ex-Auditor Fiscal do Trabalho, ex-perito judicial trabalhista, juiz do trabalho aposentado, advogado, consultor jurídico e professor de Direito Aplicado à SST do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.      


Cerimônia de Abertura composição da mesa inaugural composta por Deusdete Queiroga, representando o Governador do Estado, Alexandre Mosca, Coordenador CONFEA/ CREA, Aparecida Estrela, Presidente da AEST-PB, José Leandro, Presidente da ANEST Giucelia Figueiredo Presidente CREA-PB, Eduardo Varandas, Procurador do MPT-PB e Clovis Silveira, Chefe da SRTE-PB.

Apresentação do Hino Nacional Brasileiro entoado pela banda do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, regência do Major Paz.   
Palestra Magna: "Segurança do Trabalho a Serviço da Sociedade" ministrante Eduardo Varandas Araruna - Procurador do Trabalho - MPT 13. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura do Trabalho e Mestre em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra, Formado em Auditoria do Trabalho pela Universidade de Brasília.  
No hall de eventos apresentação cultural do grupo de danças folclóricas Tenente Lucena do SESC, servido um coquetel aos congressistas.
Painel – Gestão para a aplicabilidade da NR-35

Edvaldo Nunes – Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia de Produção, Perito Judicial Trabalhista, Professor de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Advogado e Escritor.
Painel – Boas Práticas apresentação do Abril Verde

Aparecida Estrela – Engenheira Civil e segurança do Trabalho, Presidente da AEST-PB, Conselheira do CREA-PB, Membro da Câmara especializada e Coordenadora da Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-PB. 

Aparecida Estrela, assumiu uma cadeira como membro efetivo da Academia Brasileira de Engenharia da Segurança do Trabalho, honraria que enobrece inda mais o currículo da briosa Engenheira.
Case – O Protagonismo do Assistente Jurídico da Parte na Perícia Judicial Trabalhista.

Júlio Torres - Engenheiro de Segurança do Trabalho da Coteminas – JP, Engenheiro Mecânico e Especialista em Gestão Ambiental na Indústria. Conselheiro pela Fiep no Copam, pela Ciep no Comam e do Crea-PB. Membro Diretivo da Anest-PB Atua no grupo há 25 anos.

Gil Martins de Oliveira Jr. - Advogado e Coordenador dos Departamentos Jurídicos da Coteminas na Paraíba, Pós Graduado em Direito e Processo do Trabalho e Defensor Público do Estado de Minas Gerais. Atua no grupo há 22 anos.

Case – NR 12 na Prática.

Genaldo Henriques de Andrade Jr. - Engenheiro de Segurança do Trabalho da Alpargatas, Engenheiro Químico e Especialista em Engenharia de Produção. Atua há 28 anos no grupo com atuação no Setor de Produção e Segurança do Trabalho.          
Painel - Acidente de Trabalho: Uma Análise em Perícias de Engenharia Forense

Robson Félix Mamedes - Engenheiro de Segurança do Trabalho, Perito Oficial Criminal do Setor de Engenharia Forense.

Lúcio Flávio Arruda de Almeida - Engenheiro de Segurança do Trabalho, Perito Oficial Criminal do Setor de Engenharia Forense.           

Painel – A NR – 12 e a sua aplicabilidade

Aida Becker - Engenheira, Auditora Fiscal do Trabalho do MTE / SRTE RS – Representante do Sinait

Painel – Terceirização, Reforma Trabalhista e sua Interface com a Engenharia de Segurança do Trabalho.

Clóvis Rodrigues – Juiz do Trabalho substituto do TRT 13, Professor de graduação e pó graduação, especialista em direito e processo do Trabalho.
Painel – O Ensino da Engenharia de Segurança do Trabalho no Brasil.

Celso Atienza – Pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenheiro Civil especializado em concreto protendido, Mestre em Ciência Ambientais, Consultor e Coordenador de Cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho.  
Painel – Fórum Permanente de Engenharia de Segurança do Trabalho

Francisco Machado – Engenheiro Mecânico; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho na Espanha, em 1985, pelo INSST. Conselheiro Regional do Crea-DF; Presidiu diversas Entidades Nacionais e Internacionais, tais como: ANEST; AIEST; OEAA; ATAB; FELEMI; ABRAEST; ANDEST.             
Painel – "Equipamentos, Monitoramentos e Avaliação de Agentes Químicos no Ambiente"

Alexandre Mosca - Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho. Pesquisador da CESTEH/Fiocruz e Coordenador da CCEEST/2017.  

Painel – Terceirização, Reforma Trabalhista e sua interface coma Engenharia de Segurança do Trabalho. 
Assembleia geral para escolha da nova diretoria da ANEST: Presidente eleito Benvenuto Gonçalves Júnior, Engenheiro, Presidente da AEST– RN.
Vice Presidente José Delfino, Presidente da ABRAEST-DF.  
Francisco Edison Sampaio, do estado de Goiás eleito Presidente da Associação Ibero Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho – AIEST que tem  com o objetivo de desenvolver atividades de engenharia de segurança do trabalho, nos países Ibero Americanos, Brasil, Espanha, Portugal, México, Argentina e Paraguai,  visando o intercâmbios de informações técnicas e científicas, principalmente na realização de eventos na área, entre os países membros, como também articular-se com Organizações Internacionais, principalmente a OIT- Organização Internacional do Trabalho.
Auditores do Trabalho: Clovis da Silveira Costa, José Ribamar Rodrigues Gomes, Ana Mércia Vieira Fernandes, Ulisses Freitas, Delegada Sindical do SINAIT PB Maria da Paz, Presidentes Laercio Silva ASTEST-PB, Nivaldo Barbosa SINTEST-PB e Erika Chianca Diretora FEPPAT-PB 
No encerramento, foram realizadas homenagens a profissionais que contribuí para o engrandecimento da Engenharia de Segurança do Trabalho a nível estadual e nacional.

Engenheiro José Saraiva Pedrosa, foi homenageado.
Giucélia Figueiredo, presidente do Crea-PB, foi homenageada “Menção honrosa” pelas as ações em prol da engenharia de segurança do trabalho, comenda entrega pela presidente da Aest-PB, Maria Aparecida Estrela.
Título de benfeitor a ANEST Associação Nacional de Engenheira de Segurança do Trabalho, entregue pela ABEST Academia Brasileira de Engenharia de Segurança do Trabalho.
ANEST e a AEST confere a Evaldo Valladão, certificado menção honrosa. 

Reportagem Laercio Silva
Fotos Rômulo Avellar

Mais fotos no facebook Laercio Silva




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...