sexta-feira, 2 de março de 2018

Samu realiza capacitação sobre cuidados em Saúde e prevenção de acidentes domésticos com a pessoa idosa



Por Ascom SMS

Dentro das atividades realizadas pelo Programa Gerente Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) dá continuidade ao trabalho preventivo e de promoção à saúde e, realiza uma capacitação com grupos de idosos da rede municipal, para o cuidado em saúde e prevenção de acidentes domésticos. A abertura aconteceu nesta quarta-feira (28), no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.

De acordo com a Ana Giovana Medeiros, secretária-adjunta da SMS, serão realizadas palestras para cerca de 5.200 usuários que compõem os 94 grupos de idosos da rede municipal de saúde. “Iremos fazer essas capacitações in loco, nas USFs onde têm grupo operativo de idosos, para facilitar o acesso à capacitação. Nosso objetivo é difundir informações para um maior número de idosos, propiciando uma assistência efetiva e mais qualidade de vida”, enfatizou.

Além dos idosos, a capacitação também é voltada aos cuidadores de idosos inseridos nos territórios das Unidades de Saúde da Família (USFs). “Estamos tendo a sensibilidade de orientar um público idoso e seus cuidadores para esse cuidado, sempre trabalhando de forma preventiva, com intuito de evitar danos, tendo em vista que essa população está crescendo abruptamente”, conclui a secretária adjunta.

O evento de abertura contará também com a oferta de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, auricoloterapia entre outras atividades das práticas integrativas, orientações nutricionais e posturais.

Emanuel Almeida, coordenador de Enfermagem do Samu, ressaltou que o treinamento é composto por palestras e demonstrações de procedimentos básicos de primeiros socorros.

“É um momento importante que visa trabalhar a prevenção e principalmente, quebrar alguns tabus, de forma que deixemos esses idosos informados sobre acidentes domésticos e corriqueiros, como engasgos, quedas, automedicação, queimaduras e ainda, orientá-los para a importância de cuidados com a saúde bucal”, orientou.

Capacitações – Ainda em relação ao cuidado com a pessoa idosa, a Gestão Municipal está realizando a capacitação para as os profissionais de diversas categorias que atuam na atenção básica acerca do correto preenchimento e utilização da caderneta da pessoa idosa, um importante instrumento expedido pelo Ministério da Saúde.

O programa Gerente Saúde junto ao Samu também tem capacitado os profissionais dos Centros de Referência em Educação Infantil para o atendimento de primeiros socorros em crianças. O objetivo é capacitar os funcionários dos 88 Creis para melhorar a assistência às crianças atendidas pela rede municipal.

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de 2017 de forma piloto, mas desde junho do último ano, todos 99 prédios de USFs contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames.

Os Gerentes participam de reuniões semanais em seus distritos sanitários e quinzenais com a SMS, nas quais recebem capacitações sobre a Rede de Serviços, apresentam suas dificuldades e problemas para que eles sejam resolvidos em conjunto, facilitando o atendimento prestado à população.

Além das reuniões, um monitoramento social permanente serve de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), que, ao final do ano, permite uma premiação para as equipes que obtiverem os melhores resultados.

Dentro das atividades do Programa Gerente Saúde são realizadas diversas capacitações com os gerentes das USFs e com as demais categorias de profissionais da Atenção Básica sobre a rede municipal de saúde. Os cursos têm a finalidade de melhorar o atendimento ofertado aos usuários e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida à população.

Já foram capacitados recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e Agentes Comunitários de Saúde sobre diversos temas que englobam a rede serviços e cuidados da SMS.

Saúde do Idoso – Cerca de 15% da população de João Pessoa são idosos. Para o cuidado com esse público a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe do Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi), um serviço que há 10 anos garante uma assistência integral à saúde da população idosa, garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.

Além do Caisi, a rede municipal de saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básica de Saúde (UBS), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.

São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável, nas Academias de Saúde e dos grupos de convivência, por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...