quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Gestão capacita servidores em saúde e segurança do trabalho em MT


Redação 24 Horas News
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promove, esta semana, um curso aos membros que compõem o Comitê Setorial de Saúde e Segurança no Trabalho. O objetivo é capacitar os profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos servidores que compõem todas as forças de segurança do Estado. A atividade teve início nesta terça-feira (23.10) e ocorre até esta quinta-feira (25.10), no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá.

O Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho da Sesp-MT foi instituído pela Portaria n° 148/2016, em consonância com a Política de Saúde e Segurança no Trabalho para os Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, implementada desde 2013. Participam integrantes da Sesp, das Polícias Judiciária Civil (PJC-MT), Militar (PM-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sesp, Keila Regina Costa, o órgão foi o primeiro a publicar a norma. “Damos mais um passo importante com esta capacitação, pois será possível alcançar mais qualidade em saúde e segurança no ambiente do trabalho”. O curso é composto pelos seguintes módulos: Legislação Básica; Aspectos Históricos e Conceitos Fundamentais; Segurança no Trabalho; Mapa de Riscos; Noções Básicas sobre Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros; e Organização e Funcionamento da CLST.

Além disso, foram instituídas, no âmbito da Sesp-MT, as Comissões Locais de Saúde e Segurança no Trabalho, na região metropolitana e nas cidades-polos de Mato Grosso, também com representantes de todas as forças, e que passarão por capacitação. As próximas edições ocorrerão em Cáceres, de 30 de outubro a 1° de novembro, e em Tangará da Serra, entre 06 e 08 de novembro.

Um dos participantes do curso, o tenente-coronel PM Tenístoples Alves de Araújo Júnior, do 2º Comando Regional da PM-MT, ressaltou a importância de adquirir conhecimento. “Especialmente na área de segurança pública, por conta da exposição e perigos diários que nós policiais somos expostos. Essa preocupação tem que ser primeiramente nossa para haja mudança e tenhamos uma melhor qualidade de vida na prestação de serviços. Isso reflete também na sociedade em geral”.

Mais qualidade de vida

A assistente social da PJC, Selma Santiago, avaliou que o diferencial da capacitação é o foco em quem cuida do outro. “Esses programas de acompanhamento, que avaliam a equipe e trabalham a aprendizagem de acordo com as necessidades apontadas, são muito importantes”. O técnico de necropsia da Politec, Jurandir de Oliveira, disse que já participava antes de um grupo de pesquisa em saúde e segurança do trabalho no Instituto Médico Legal (IML) e que a expectativa é que esta capacitação contribua ainda mais. “Temos um desafio grande, porque lidamos com situações mais delicadas, então esta comissão ajuda a gente a melhorar o ambiente de trabalho”.

Também participando do curso, o tenente BM Marcos Antonio, do Comando Geral do CBM-MT, afirmou que a iniciativa traz conhecimento tanto para a equipe que compõe o Comitê quanto os profissionais em geral. “É um assunto fundamental, pois aborda como proceder para ter uma boa saúde física e mental, os cuidados básicos que precisamos ter, e a necessidade de repassar isso aos colegas”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, conversou com os servidores e salientou que estes cuidados apresentam resultados positivos a toda a sociedade. “Cursos assim representam a valorização do servidor, que é o maior patrimônio do Estado, pois nossa atividade nos coloca em constantes situações de risco, mas também refletem na qualidade dos serviços prestados ao cidadão”.

https://www.24horasnews.com.br/noticia/gestao-capacita-servidores-em-saude-e-seguranca-do-trabalho-em-mt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...