sexta-feira, 19 de outubro de 2018

IV CICLO de DEBATES TEMA: “TRABALHO, AMBIENTE e SAUDE: avanços ou retrocessos nos Direitos?”

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC, do Centro de Ciências – CCS da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, completa 30 anos.

Na agenda de atividades realizou-se IV Ciclo de Debates com o tema: “TRABALHO, AMBIENTE e SAUDE: avanços ou retrocessos nos Direitos?” para comemorar essa história de luta em defesa da Saúde Pública inclusiva e de qualidade no Estado da Paraíba e no Brasil. O NESC representa uma das importantes instituições no processo da Reforma Sanitária e consequentemente do Sistema Único de Saúde vigente para a população brasileira. Desde a sua criação, o desenvolvimento de pesquisas em saúde pública por este Núcleo, já apresentava a sua peculiaridade, albergando importantes projetos, a exemplo do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Saúde e Trabalho Rural – GESTAR; e outros importantes projetos no âmbito da epidemiologia e vigilância em saúde. Tem realizado cursos de atualização, aperfeiçoamento de profissionais, especializações e Programas de Residências; a exemplo dos cursos de Saúde da Família, Saúde Mental, Capacitação em Saúde do Trabalhador; Especialização em Políticas Públicas; Gestão Estratégica de Sistemas e Serviços de Saúde para o SUS; e os Programas de Residências; registra-se a Residência Multiprofissional em Medicina Preventiva e Social (entre o final da década de 1980 e início da década de 1990); Residência Multiprofissional em Saúde da Família (no período compreendido á segunda metade dos anos 2000). Na atualidade, desde 2015, vem promovendo o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Mais recentemente, duas importantes formações vêm sendo desenvolvidas: Redução de Danos como Estratégia de Atenção e Cuidado Integral em Saúde; bem como a formação com ênfase na Saúde LGBT na Atenção Básica, objetivando efetivação da equidade em saúde.

O lançamento da programação oficial ocorreu no mês em que a Constituição Federal também completa 30 anos. Dentre as atividades de comemoração dos 30 anos estão a criação da logomarca dos 30 anos, caderno de memórias com história de pessoas ilustres que fizeram a história do Núcleo, Vídeos, homenagem a sanitaristas, pesquisas, Seminários, Ciclos de debates, dentre outras.

O evento reuniu profissionais e militantes da Saúde Coletiva e do ensino em saúde, além de profissionais dos municípios Paraibanos, secretários de saúde, especialistas, professores, tutores, preceptores e toda a equipe que integra o NESC.

NESC 30 anos – IV CICLO de DEBATES
TEMA: “TRABALHO, AMBIENTE e SAUDE: avanços ou retrocessos nos Direitos?”

LOCAL: Centro de ciências médicas –universidade federal da paraíba.

PROGRAMAÇÃO

17 de outubro (4ª feira)

Hora: 14h às 17 h

MESA 1: Transformações no mundo do trabalho e Política de Estado: retrocessos em Direito Trabalhista, Previdenciário e Sanitário?

Coordenador: Tereza Mitsunaga Kulesza (NESC/CCS/UFPB).

Palestrantes: Ivan Targino Moreira (CCSA/UFPB); Mirella Cahu (TRT-PB); Maria dos Remédios Oliveira (Defensoria Pública do Estado da Paraíba).
18 de outubro (5ª feira)

Hora: 8h às 11h30

MESA 2: Trabalho Rural: impacto para a Saúde Ambiental e do Trabalhador
Coordenador: Wladimir Nunes Pinheiro (CCM/UFPB).

Palestrantes: Pedro Vianna (Dep. Geografia- CCEN/UFPB);

Takako Watanabe (prof. aposentada do PRODEMA/CCEN/UFPB);

Lia Giraldo da Silva Augusto (CPQAM/FIOCRUZ)

18 de outubro (5ª feira)

Hora: 18h às 20 h

MESA 3: Trabalho Urbano: Reestruturação Produtiva e impactos para a Saúde do Trabalhador (Distúrbio de Voz relacionado ao processo de trabalho - DRVT, Transtornos Mentais, LER/DORT) e a Vigilância em Saúde.

Coordenador: Kleber José da Silva (DSS/CCHLA/UFPB; CEREST-Regional JP)

Palestrantes: Wallace de Oliveira Pereira (pres. SINTTEL);

Marcelo de Lima Alves (pres. Sind. Bancários)

Prof. Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos (ENSP/FIOCRUZ).

Registros fotográficos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...