quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Projeto SST na escola


No ano de 2014, a Prefeitura de Queimadas na Paraíba abriu concurso público para vaga de técnico de segurança do trabalho, onde Méria Silva e Lidiane Rocha foram aprovadas e convocadas para fazer parte do quadro efetivo, lotadas na secretaria de saúde e compondo o Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho - SESST do Município.

O SESST é composto atualmente pelas técnicas de segurança Méria Silva e Lidiane Rocha, pela médica do trabalho Cláudia Furtado, pela enfermeira Iracema Pimenteira e pela recepcionista Creuza Alves.

 O PROJETO

No ano de 2017, com a aproximação do Abril Verde, mês voltado à segurança do trabalho, tais profissionais do município de Queimadas desenvolveram ações educativas durante todo o mês de abril. Foi então que a secretaria Educação abriu as portas para que fosse efetivado um calendário de ações nas escolas.  Em princípio, o objetivo era só de atender uma demanda dos servidores. Porém, uma escola pediu que houvesse um evento para as crianças, servidores e pais, envolvendo toda a comunidade. Foi então que o SESST teve que mudar a metodologia para atender ao pedido da direção da escola e, a partir daí, as outras diretoras de escolas começaram a solicitar o projeto para as demais escolas do município, tendo em vista que o Abril Verde já estava com o cronograma definido, e não tinha como atender toda a demanda apenas no mês de abril. Desse modo, as técnicas de segurança sentiram a necessidade de elaborar um projeto voltado para a educação, que fosse desenvolvido de forma permanente durante o ano. Assim surgiu o projeto sobre segurança do trabalho voltado aos alunos, o qual foi batizado de “Segurança do Trabalho em Minha Escola”. De acordo com a lei Federal 12.645/2012, deverá ser dedicado anualmente um dia à segurança e saúde nas escolas de todo o Brasil. Só que esta experiência exitosa no município de Queimadas vem ocorrendo de forma permanente.

O objetivo do projeto é promover a segurança do trabalho como um dos elementos fundamentais na formação dos alunos da rede de ensino, incentivando assim a cultura prevencionista nas escolas a partir da formação de agentes multiplicadores da Saúde e Segurança no Trabalho, não apenas no ambiente de trabalho, mas para a comunidade escolar.

O Projeto foi implantado na rede municipal de Queimadas abrangendo desde o ensino fundamental I até o fundamental II. Um total de 37 escolas foram beneficiadas com este belíssimo projeto, que envolve temas como: Equipamento de Proteção Individual - EPI, Abril Verde, Rota de Fuga e Combate a Incêndio e Prevenção de Acidentes Domésticos.

PRÊMIO
Através das redes sociais o auditor fiscal do Ministério do Trabalho José Ribamar Gomes teve conhecimento da iniciativa e convidou as técnicas de segurança Méria Silva e Lidiane Rocha para apresentarem o projeto no auditório do SESI em Campina Grande-PB no dia 29/06/2017. A apresentação fez parte da comemoração dos seis anos de criação do Comitê Permanente Regional da Construção Civil de Campina Grande e Região - CPR-CGR. Na ocasião, as duas profissionais da Prefeitura de Queimadas receberam um certificado da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba em reconhecimento às práticas inovadoras adotadas no Projeto. 

DESFILE CÍVICO
No dia 7 de Setembro de 2017 houve outro momento importante no Município de Queimadas: o SESST colocou o Primeiro Pelotão da Segurança do Trabalho, formado por alunas da Escola Judiht Barbosa de Paula Rego, que desfilaram usando EPIs e divulgando mensagens sobre a importância do trabalho seguro e saudável.

MUDANÇA NO SESST E O DESTINO DO PROJETO.

Em setembro de 2017 e início de 2018 as 2 técnicas de segurança idealizadoras do projeto precisaram se afastar do município, respectivamente. Foi então que o projeto ganhou nova cara, pois a Prefeitura de Esperança-PB, através da Secretaria de Administração e Educação, abraçou a causa e, em parceria com a Almeida Comercio e Distribuidora, empresa localizada no referido município, através do SESMT as técnicas de segurança Méria Silva e Eridan Soares, lançaram uma nova roupagem do projeto, passando a ser chamado de “SST na Escola ABC da Prevenção”.

Neste ano, durante o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas (10 de outubro), a Prefeitura de Esperança, por meio da Secretaria de Educação, promoveu um grande evento que mobilizou autoridades e moradores da cidade: uma gincana sobre o tema riscos ambientais envolvendo parodias, distribuição de brindes e muito aprendizado. A escola Dom Manuel Palmeira foi a premiada. Houve ainda o lançamento de um game desenvolvido por Hélio Costa Silva, trabalhador da empresa Almeida Comercio e Distribuidora, um sucesso entre professores e alunos.

O evento contou com patrocínio da referida empresa e apoio do Ministério do Trabalho, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais - SINAIT (DS/PB) e do Comitê Permanente Regional da Construção Civil de Campina Grande e Região (CPR-CGR). O evento foi inserido dentro da programação da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT 2018.

Nesse mesmo dia, o Ministério do Trabalho da Paraíba premiou Méria Silva e Lidiane Rocha na qualidade de “Honra ao Mérito”, exatamente pelo trabalho desenvolvido junto aos municípios de Queimadas e Esperança. 

Registros fotográficos e vídeos













5 comentários:

  1. Lindo projeto. Parabéns Meria, Lidiane e Eridan

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Méria e Lidiane, que este projeto seja implantado em todo o país!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada!Quero agradecer o apoio de todos que acreditaram no Projeto. A Superintendência Regional do trabalho da Paraíba, a Prefeitura de Queimadas e Esperança, a Almeida Distribuidora ao CPR de Campina Grande...E a todos os envolvidos nessa causa.E vamos avançar😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns você merece muito mais muito sucesso pra você Deus te abençoe e o espírito santo ilumine sempre seu caminho um abraço 😍😍😍😍

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...