sexta-feira, 5 de abril de 2019

Campanha ‘Abril Verde’ é destaque na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP)


O vereador Humberto Pontes (Avante) lembrou que os idealizadores da campanha foram homenageados com a Medalha Cidade de João Pessoa.

A campanha ‘Abril Verde’, de conscientização para prevenção de acidentes e doenças de trabalho, foi o tema do pronunciamento do vereador Humberto Pontes, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (3).

Na ocasião, o parlamentar lembrou que os idealizadores da campanha, o técnico em Segurança do Trabalho José Nivaldo Barbosa de Sousa e a engenheira Maria Aparecida Rodrigues Estrela, foram homenageados com a Medalha Cidade de João Pessoa.

Humberto Pontes destacou que a campanha Abril Verde surgiu quando, em 2014, Maria Aparecida e José Nivaldo sugeriram ao então vereador de João Pessoa, Bira, a elaboração de uma lei que instituísse uma campanha de conscientização sobre a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Surgiu, assim, a Lei Municipal 12.814/2014, que tornou a cidade de João Pessoa pioneira na temática.

“Desde então, o tema é debatido no mês de abril para conscientizar que milhões de brasileiros sofrem acidentes anualmente e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. As consequências dos acidentes de trabalho vão desde o afastamento temporário e a redução da capacidade laboral, à invalidez permanente e até ao óbito do trabalhador”, enfatizou Humberto Pontes.

O vereador ressaltou que a campanha Abril Verde foi criada para gerar a cultura de prevenção em relação aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no país e no mundo. “Da mesma forma que existe o Outubro Rosa e o Novembro Azul, criamos o Abril Verde, mês dedicado à segurança e a saúde no trabalho”. De acordo com ele, a Paraíba está em sexto lugar do Nordeste e em 18º do Brasil no ranking de afastamento do trabalho. “Então, precisamos criar uma cultura de prevenção para reverter tal situação”, ensejou.

O vereador ainda chamou atenção para alguns dados: “Por dia, seis trabalhadores na Paraíba são afastado de suas funções por acidente de trabalho ou doenças ocupacionais.

No ano passado foram registrados cerca de 2,1 mil afastamentos, e cerca de 15,6 mil nos últimos seis anos. Foram mais de R$ 120 milhões com gastos previdenciários, entre 2012 e 2017, e cerca de 15 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais”.

Humberto Pontes fez questão de destacar que a TV Câmara de João Pessoa foi pioneira em exibir o programa ‘Segurança do Trabalho na TV’, que aborda temas ligados à saúde e à segurança no trabalho. “Apresentado pelo técnico em Segurança do Trabalho Nivaldo

Barbosa, idealizador do movimento Abril Verde, com apoio do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e órgãos parceiros, o programa é pioneiro em TV aberta.

Aproveito para agradecer a todos os servidores da TV Câmara pelo apoio”, disse.

O parlamentar convidou a população a participar, no próximo dia 30 de abril, no Plenário da CMJP, de uma sessão alusiva à campanha ‘Abril Verde’. Em aparte, os vereadores Marcos Henriques (PT) e Sandra Marrocos (PSB) exaltaram o empenho de Humberto Pontes na luta pela prevenção dos acidentes de trabalho e dispensaram apoio à sua jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...