sexta-feira, 24 de maio de 2019

Semob-JP realiza palestra no Ortotrauma, que recebe cerca de mil vítimas de acidentes de trânsito por mês


Por Nadja Dias

Educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) estiveran, na manhã desta quarta-feira (22), no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma). Na oportunidade, os funcionários participaram de uma palestra sobre a campanha Maio Amarelo e suas propostas para a prevenção de acidentes e segurança no trânsito.

Segundo a diretora assistencial do complexo, Jaqueline Acioli, o hospital recebe, mensalmente, mais de mil vítimas de acidentes de trânsito de todo o estado. Os pacientes são atendidos na ortopedia, ambulatório e clínica médica, sendo 90% vítimas de acidentes envolvendo moto e do sexo masculino. “O tema sobre prevenção de acidentes é muito pertinente para nós, considerando o perfil de atendimento da unidade hospitalar”, afirmou.

Na palestra, a chefe da Divisão de Educação da Semob-JP, Gilmara Branquinho, explicou o movimento mundial do Maio Amarelo, no qual governos de todo o mundo se comprometem em tomar novas medidas para prevenir os acidentes de trânsito.

“Nossa vinda aqui é para colocar o nosso conhecimento para todos e que vocês sejam multiplicadores em suas casas, no trabalho e no trânsito, evitando novas vítimas. Não podemos esperar a fiscalização nos punir e sim termos atitudes que protejam nossas vidas como não dirigir falando ao celular, usar sempre o cinto de segurança e sermos exemplos para a sociedade”, declarou.

A técnica de enfermagem Aricleide dos Santos, que utiliza moto para se deslocar, disse que a palestra foi muito proveitosa e esclarecedora. “Trabalho na ala amarela e observamos o quanto chega de acidentados no trânsito. Esse esclarecimento é muito importante para que possamos passar aos nossos familiares e pacientes sobre os cuidados e segurança no trânsito”, afirmou.

Ao final da exposição, foi exibido um vídeo da campanha e distribuídos material educativo para funcionários, que também irão repassar aos pacientes das unidades intensivas de tratamento.

Programação – Nesta quinta-feira (23), às 15h, a equipe vai realizar abordagem no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP) e na sexta-feira (24), às 9h, haverá palestra sobre o Maio Amarelo na Estação das Artes para a equipe da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...