quarta-feira, 14 de agosto de 2019

SAÚDE E SEGURANÇA NESSA NOVA ONDA DO EMPREGO NA UBERIZAÇÃO DO TRABALHO


Por: Eli Almeida

Novas formas do trabalho, caso da uberização do sistema econômico, serviços da atualidade disponíveis, virou chance de trabalho para muita gente que enfrentou o desemprego, vai diluir direitos trabalhistas e deixar invisível às gravidades do problema, uma delas os acidentes de trabalho.

Nesse novo conceito de trabalho, as relações de trabalho entre empresa e pessoas que buscam inserir nesse segmento, vêm se modificando. Com relação à saúde e segurança do trabalho, a estruturação da lógica do trabalho vem apresentando alterações ainda mais danosas para os trabalhadores avulsos, sem vínculo empregatício algum.

O entendimento de especialistas é que tende a se grava essa situação, a Reforma Trabalhista, aprovada ano passado, e a possível aprovação, agora no senado Federal da Reforma da Previdência podem agravar esse cenário, desolador jamais visto na área de segurança laboral.

Hoje morrem bem mais terceirizados ou autônomos, vítimas da precarização do trabalho, projeto neoliberal dos últimos governos brasileiro.

Na lógica desse novo trabalho as estatísticas mostram que em 2018 foram 2022 empregados formais ou autônomos registrados no sistema da Previdência Social que morreram por conta de acidentes de trabalho, 30 a mais que no ano anterior.

É um neoliberalismo que acaba com direitos dos trabalhadores, sem que seja necessário discutir o contraditório com o Congresso Nacional, tendem a serem prioridades do governo, como por exemplo, promover uma mudança geral nas Normas Regulamentadoras.

A uberização, onda de emprego do momento, de acordo com especialistas, reduzem as caracterização dos trabalhadores, nele existe uma enganação, o esquema neoliberal é de “salve-se quem puder e vire-se cada um como pode”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...